Publicada em 25/10/2017 às 17h07.
Governo anuncia concessão do Aeroporto do Recife
Em decreto assinado pelo presidente Michel Temer, terminal faz parte de uma lista de treze aeroportos repassados à iniciativa privada.

Aeroporto

Aeroporto

Foto: Reprodução Internet

 

O Aeroporto Internacional do Recife faz parte da lista de treze terminais incluídos no Programa Nacional de Desestatização por meio do Decreto 9.180/17. O decreto foi assinado pelo presidente Michel Temer e publicado na edição desta quarta-feira (25) do Diário Oficial da União. Pelo decreto, os aeroportos ficam qualificados no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Presidência da República.

Os 13 empreendimentos poderão ser concedidos à iniciativa privada individualmente ou em blocos, conforme decisão que será embasada pelos estudos de modelagem da desestatização, conforme detalhado no texto.

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil será responsável pela condução e aprovação dos estudos, projetos e levantamentos e pelas investigações que subsidiarão a modelagem das medidas de desestatização, de acordo com o decreto.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ficará responsável pela realização e acompanhamento das medidas de desestatização, sob a supervisão do ministério.

Em julho, o governo anunciou 57 projetos de concessões e privatizações de empresas públicas, entres eles 14 aeroportos – incluindo o de Congonhas, segundo maior do país, com movimento de 21 milhões de passageiros por ano. Congonhas, no entanto, ficou fora da lista publicada hoje no Diário Oficial.

No último dia 20, o Ministério dos Transportes divulgou nota informando que o governo reavalia manter os planos de leiloar no próximo ano a concessão de Congonhas. Na nota, o ministério informou que o ministro Maurício Quintella apresentou ao presidente Michel Temer estudos e análises mostrando que a concessão poderia prejudicar a sustentabilidade da Infraero.

Os seguintes aeroportos serão concedidos:


Gilberto Freyre, em Recife (PE)


Eurico de Aguiar Salles, em Vitória (ES)


Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT)


Aeroporto de Macaé, em Macaé (RJ)


Orlando Bezerra de Menezes, Juazeiro do Norte (CE)


Presidente Castro Pinto, em Bayeux (PB)


Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB)


Santa Maria, em Aracaju (SE)


Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL)


Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis (MT)


Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop (MT)


Piloto Oswaldo Marques Dias, em Alta Floresta (MT)


Aeroporto de Barra do Garças, em Barra do Garças (MT)

 

 

Folha PE

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI