Publicada em 15/11/2015 às 16h46.
Rádio FM pode melhorar o sinal do seu Wi-Fi, afirma pesquisador
Cientistas nos Estados Unidos, investigam as possibilidades do uso de frequências moduladas (o FM, do rádio) como forma de aprimoramento das redes sem

Cientistas da Northwestern University, nos Estados Unidos, investigam as possibilidades do uso de frequências moduladas (o FM, do rádio) como forma de aprimoramento das redes sem fio. Batizada de Wi-FM, a tecnologia busca usar as frequências moduladas como forma de impedir que redes wireless provoquem interferência umas nas outas, possibilitando maior estabilidade e velocidades de transferência de dados nessas redes.


Novos extensores de Wi-Fi prometem ‘turbinar’ games e streaming 4K


Num Wi-Fi comum, dependendo da vizinhança, o sinal pode sofrer obstruções e interferências provocadas pelas emissões de roteadores vizinhos. Num cenário de espectro repleto de sinais de Wi-Fi, pacotes de informação acabam obstruindo uns aos outros e o resultado acaba sendo velocidades mais lentas na hora de navegar na Internet.

 

Rádio FM pode melhorar o sinal da conexão Wi-Fi (Foto: pond5)

 

Aleksandar Kuzmanovic, professor de engenharia elétrica na universidade, dá um exemplo do fenômeno: “muita gente acaba irritada com seus roteadores, mas na verdade, o que está acontecendo é que o vizinho está assistindo Netflix”.


O Wi-FM corrige esse tipo de problema porque usa um sistema que monitora o nível de ruído nas proximidades. Isso permite que um roteador compatível com a tecnologia envie pacotes de dados aos aparelhos conectados apenas quando detectar momentos ideais, em que a poluição diminui, garantindo que os dados chegarão sem interferência aos usuários.


Roteador com pouco sinal, como resolver? Confira no Fórum do TechTudo


Aparentemente, a ideia parece sugerir que o sistema criaria um delay, já que o roteador teria que o envio de dados poderia ser interrompido. Entretanto, esses lapsos são muito curtos, de acordo com os cientistas, a ponto de serem imperceptíveis. A vantagem do rádio FM é que essas frequências têm grande facilidade em atravessar paredes e outros obstáculos físicos, algo que sempre é um problema para redes Wi-Fi convencionais.


Outra vantagem da tecnologia é o fato de que grande parte dos smartphones atuais possuem antenas e rádio FM, o que facilitaria uma eventual popularização desse padrão de comunicação.


Embora a tecnologia seja acessível e relativamente barata para ser implementada, ainda não há informações sobre o uso comercial do Wi-FM.

 

FONTE: TECHTUDO

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI