O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) apreendeu sexta (11) e sábado (12), no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife, 10.300 caranguejos e guaiamuns que estavam sendo comercializados de forma irregular.
A Operação Uçá, que contou com o apoio da Companhia Independente do Meio Ambiente (Cipoma), da Polícia Militar, e da Brigada Ambiental da cidade, teve como objetivo coibir a venda e o transporte ilegais durante o período reprodutivo. Os animais foram soltos em manguezais da região.
Ao todo, foram autuadas 21 pessoas. A multa aplicada chega a R$ 25 mil. Um dos envolvidos acabou sendo levado para a Delegacia do Cabo de Santo Agostinho por desacato e resistência.
No início dos trabalhos, na sexta, foram autuados dois estabelecimentos. Na madrugada de sábado, os policiais e fiscais do inspecionaram
o Mercado municipal, importante ponto de distribuição de caranguejos para toda a Região Metropolitana do Recife.
Eles também montaram uma barreira de estrada no posto da Polícia Rodoviária Estadual, na rodovia PE 60, perto da entrada para a praia de Gaibu. Lá, pararam uma Kombi, onde estava grande quantidade de caranguejos em situação ilegal.
FONTE: G1