
Imagem: Edna Soares/Portal Nova Mais
Estudantes e moradores do engenho Barra do Dia, em Palmares, na Mata Sul pernambucana, realizaram, na manhã desta segunda-feira (05), uma manifestação pacífica na sede da prefeitura municipal, no centro da cidade. Os habitantes exigiram do Poder Executivo melhorias nas estradas de acesso à localidade e outros engenhos da região.
O protesto começou por volta das 08h. Com cartazes e gritos de ordem, os estudantes e moradores solicitavam a atenção do prefeito para problemas de infraestrutura e de saneamento básico. A estrada vicinal do engenho encontra-se em péssimas condições de uso, impedindo a chegada de transporte escolar e ambulância.
De acordo com a Associação de Moradores de Barra do Dia, cerca de 80 famílias (o que equivale a aproximadamente 300 pessoas) vivem na localidade e estão prejudicadas com a péssima condição das estradas. Para José Ronaldo, presidente da Associação, as dificuldades acabam isolando a comunidade dos serviços públicos básicos:
- “A Escola Santa Inês, de Barra do Dia, está com duas fossas abertas, uma delas há mais de três anos, correndo o risco de uma criança cair dentro, sem contas os riscos de saúde, como dengue, zica vírus e os alunos estão vulneráveis a isso. A gente fica isolado, porque ambulância não passa e o ônibus escolar não tem como pegar os estudantes”, disse.
Secretaria de Agricultura
Segundo o secretário de Agricultura do município, Francisco de Assis (mais conhecido com Chico do Padre), Palmares conta atualmente com mais de 300 km de estradas vicinais, que se interligam e dão acesso aos serviços públicos no perímetro urbano. Com falta de estrutura suficiente, conforme relatou, é impossível atender toda a demanda:
- “Nós temos um problema muito grande, que não ter uma máquina da prefeitura para consertar as estradas. Quando o Governo Federal distribuiu o maquinário, foi apenas para municípios abaixo de 50 mil habitantes. Nós reconhecemos as nossas limitações, mas quero enfatizar que a comunidade de Barra do Dia tem recebido nossa atenção com caçambas e retroescavadeiras, mas as chuvas têm dificultado os trabalhos”, explicou.
Atualmente, boa parte das verduras e legumes comprados para atender a demanda de merenda escolar do município vem dos engenhos, como Barra do Dia, o que acaba sendo prejudicado com a situação difícil das estradas.

Imagem: Edna Soares/Portal Nova Mais