Publicada em 24/08/2019 às 10h46.
Nova chave 'tranca' iPhone e deixa celular super-seguro
Acessório da Yubico permite login mais protegido e segurança dos dados.

Créditos: Divulgação/Yubico

 

A YubiKey 5Ci é a primeira chave de segurança do mundo com conector Lightning, compatível com iPhone e iPad – com exceção do iPad Pro 2018. O aparelho é fabricado pela sueca Yubico, especializada nesse tipo de dispositivo, e serve como substituto mais seguro para aplicativos de autenticação em duas etapas: em vez de obter um código temporário em um app como o Google Authenticator, o usuário precisa apenas plugar o acessório ao smartphone para fazer login em serviços online.


O lançamento é compatível com iPhone 6S ou modelos anteriores e celulares Android com porta USB-C. O produto está disponível para compra online por US$ 80 (cerca de R$ 320), já incluído o frete para o Brasil.


O login em duas etapas é uma camada extra de segurança que complementa a senha com um código adicional. Quando a informação está em um dispositivo físico, a autenticação tende a ser mais segura.


Chaves como a YubiKey 5Ci são consideradas mais seguras por não dependerem de intermediários para liberar acesso em um app ou site. Sem um acessório do tipo, o usuário precisa obter o código em outro aplicativo ou por meio de SMS ou ligação – a fragilidade desse último tipo ficou em evidência no caso da invasão do Telegram do ex-juiz Sérgio Moro.


O dispositivo é compatível com a tecnologia FIDO, a mesma com a qual trabalham vários apps de cofre digitais, como 1Password e LastPass, para preencher senhas automaticamente no smartphone.


Demais chaves de segurança do mercado têm conector USB-C, compatível com computadores e celulares Android. Até então, não havia um produto equipado com o plugue Lightning, proprietário da Apple. O modelo YubiKey 5Ci traz ambos.

 

A Titan Key, que o Google comercializa desde julho de 2018, era uma das alternativas para iPhone por permitir conexão via Bluetooth, mas uma brecha de segurança revelada pela própria empresa em maio de 2019 colocou a solução em cheque.

 

TechTudo

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI