/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/J/0/jHZ2zbSmWpoDhC8i76oA/whatsapp-image-2019-01-28-at-11.14.21.jpeg)
Imagem: Reprodução/WhatsApp
Ruas e avenidas do Recife são bloqueadas no domingo (1º) por causa de três eventos: a corrida Circuito Banco do Brasil, o passeio ciclístico Pedalando contra as Drogas e a Parada da Diversidade de Casa Amarela. Segundo a Autarquia Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), 60 agentes atuam nas interdições temporárias para organizar o tráfego.
Das 6h às 12h, a corrida, que sai do Shopping RioMar, no bairro do Pina, causa bloqueios na pista oeste da Via Mangue, no trecho entre a Ponte Paulo Guerra e o supermercado Extra. Os cruzamentos da Rua Comandante Antônio Manhães de Matos com a Rua Dilermano Reis e com a Rua Bituri também ficam interditados.
O Cais José Estelita também fica bloqueado. A CTTU recomenda que os motoristas que saem da Zona Sul para o Centro do Recife peguem a Avenida Governador Agamenon Magalhães. Quem for no sentido contrário deve seguir pela Rua Imperial.
Para os condutores que circulam pelo entorno da Comunidade Jardim Beira-Rio, a alternativa é seguir pela Avenida Herculano Bandeira e entrar à direita na Rua Arquiteto Augusto Reinado. No Centro do Recife, as ruas da Aurora (faixa da esquerda), Imperador e Siqueira Campos ficam livres para a circulação dos veículos.
Passeio ciclístico
Ainda durante a manhã, o Centro do Recife recebe outros bloqueios por causa do passeio ciclístico Pedalando contra as Drogas, das 9h às 13h. As interdições são feitas e desfeitas de acordo com a passagem dos participantes. Os ciclistas saem da Rua da Aurora, próximo ao antigo prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no sentido subúrbio.
Eles seguem pela Ponte do Limoeiro, Cais do Apolo, Rua Madre de Deus, Cais Santa Rita, Viaduto das Cinco Pontas, Avenida Engenheiro José Estelita, Rua Capitão Temudo, Avenida Herculano Bandeira, Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, Rua Jornalista Francisco Almeida, Avenida Conselheiro Aguiar, Rua França Pereira, Avenida Boa Viagem, Avenida Antônio de Góes, Avenida Engenheiro José Estelita, Avenida Martins de Barros, Praça da Independência, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, terminando o percurso na Rua da Aurora.
Parada da Diversidade
Na Zona Norte do Recife, a Parada da Diversidade de Casa Amarela muda o trânsito no bairro. A concentração é na Rua Vasco da Gama, a partir das 15h. O desfile segue pelas ruas Padre Lemos, Dona Ana Xavier, Paula Batista, Estrada do Arraial, Padre Lemos novamente, Rua Pedro Alain, Avenida Norte e termina em frente à Igreja do Evangelho Quadrangular.
A festa na Rua Luiz Cesário de Melo, onde está montado o palco, tem previsão de seguir até as 20h. Segundo a CTTU, essa rua fica interditada até a segunda-feira (2) para a desmontagem da estrutura.
G1