Publicada em 07/09/2019 às 08h49.
Marcos Valério será transferido de presídio para cumprir semiaberto
Condenado a 37 anos, empresário poderá sair para trabalhar durante o dia.

Imagem: Futura Press

 

O juiz da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Contagem Wagner Cavalieri determinou na sexta-feira (6) a transferência do detento Marcos Valério Fernandes de Souza para uma penitenciária em Minas onde ele possa cumprir o regime semiaberto.


O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na última quarta-feira (4) Valério progredir do regime fechado para o semiaberto. O empresário foi condenado a 37 anos de prisão no julgamento do mensalão do PT e, no regime semiaberto, poderá sair durante o dia para trabalhar.


Wagner Cavalieri também reduziu 75 dias da pena de Marcos Valério por causa de cursos que ele concluiu na prisão. Valério estudou direitos humanos, segurança do trabalho higiene e ergonomia, literatura brasileira 2 e matemática.


O empresário está preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que não conta com regime semiaberto. De acordo com o magistrado, Valério só poderá começar a cumprir o semiaberto quando for transferido. “O juiz da comarca para onde ele for, provavelmente deve ser Ribeirão das Neves, de acordo com a praxe que tem acontecido, ai a juíza de Ribeirão das Neves que vai avaliar a carga de trabalho dele e fixar o calendário das saídas temporárias”.


O G1 questionou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) se o órgão já havia recebido a determinação do magistrado e se já definiu para onde o detento será transferido e quando. A secretaria disse que foi notificada, mas não daria detalhes sobre a transferência por questões de segurança.


Marcos Valério foi condenado pelos crimes de corrupção ativa, peculato, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Ele cumpre pena desde 2013 e está preso na penitenciária Nelson Hungria, na região metropolitana de Belo Horizonte.

 

FONTE: G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI