Publicada em 01/04/2016 às 13h17.
Nove mitos sobre o cérebro que a ciência desmascarou; Veja
O cérebro é um mistério que cientistas e estudiosos tentam desvendar há séculos sem sucesso.

Quantos absurdos você já ouviu a respeito do seu cérebro e as atividades que realiza diariamente? “Beber vai destruir as células do seu cérebro!” ou “Jogos de lógica te deixam mais esperto!” e ainda “A internet faz com que você fique burro!”

 

 

O cérebro é um mistério que até hoje não foi inteiramente desvendado. O desejo de descobrir os segredos dessa parte impressionante do corpo muitas vezes gera uma quantidade enorme de mitos que não foram sequer testados, quanto mais comprovados.

 

1. PESSOAS QUE UTILIZAM MAIS O LADO ESQUERDO SÃO ORGANIZADAS, PESSOAS QUE UTILIZAM MAIS O LADO DIREITO SÃO CRIATIVAS

O mito começou em 1.800, quando médicos descobriram que lesões em certas partes do cérebro causam a perda de habilidades específicas. Porém, uma série de exames mostra que as duas partes do cérebro estão muito mais ligadas que isso. Essa lenda só serve, na verdade, para ser usada como desculpa por não ser organizado ou não oferecer boas ideias.

 

 

2. SUA MEMÓRIA É UMA CONTA EXATA DO QUE VOCÊ VÊ E VIVE

Se o mito fosse verdadeiro, como seria explicado o fato de que algumas pessoas têm memórias melhores que outras? O fato de não ter uma boa memória não significa que você teve poucas experiências. O que acontece é que o cérebro, em muitas situações, guarda apenas palavras-chave das situações, que você busca quando quer se referir a ela. E isso nos deixa com a sensação de que as informações ficaram na nossa cabeça o tempo inteiro.

 

 

3. VOCÊ SÓ USA 10% DE TODA A CAPACIDADE DO SEU CÉREBRO

Se o ser humano utiliza apenas 10% de seu cérebro, qual o objetivo dos outros 90%? Esse mito, obviamente, não é verdadeiro. Exames de ressonância magnética mostram que qualquer atividade considerada complexa movimenta boa parte do cérebro. Ao longo do dia o cérebro trabalha por inteiro e não apenas 10% de sua capacidade. Mas é verdade que o cérebro tem uma reserva. Algumas atividades como ler e freqüentar atividades culturais permitem que o cérebro se desenvolva melhor.

 

 

4. ÁLCOOL DESTRÓI AS CÉLULAS DO CÉREBRO

Se as células do cérebro fossem mortas devido ao consumo de álcool, os danos apareceriam de forma bem rápida e você notaria os efeitos permanentes. É fato que a bebida tem muito efeito sobre o corpo e o cérebro, mas não matando as suas células.

 

 

 5. INTERNET DEIXA AS PESSOAS MAIS BURRAS

Esse mito é mais uma das famosas generalizações. Dizer que a internet deixa as pessoas burras pode até funcionar em algumas situações, mas não existe pesquisa que prove a afirmação. O motivo que leva as pessoas a dizer isso é que a internet facilitou a nossa vida. A internet não te deixa mais burro, mas sem dúvida faz com que você fique menos atento às informações.

 

 

6. OUVIR MÚSICA CLÁSSICA TRANSFORMA BEBÊS EM GÊNIOS

Esse mito surgiu após um estudo da década de 90, que sugeria que uma das peças de Mozart impulsionava as habilidades de raciocínio de crianças pequenas. O estudo ganhou as capas de todos os jornais antes mesmo de ser confirmado, lançando o mito ao redor do mundo. Vários estudos mais recentes mostram que embora a música clássica tenha efeitos temporários sobre as habilidades cognitivas, a relação entre a música e a genialidade ainda não foi comprovada.

 

7. JOGOS DE LÓGICA TE DEIXAM MAIS INTELIGENTE

Se o mito fosse verdadeiro, todas as pessoas que jogam Sudoku ou Palavras cruzadas no metrô enquanto vão para o trabalho seriam gênios. Já foram realizadas várias pesquisas comparando as pessoas que usam jogos de lógica e pessoas que passam o mesmo tempo navegando na internet. Os adeptos das palavras cruzadas não se saíram melhor nos testes.

 

 

MAIORES MITOS SOBRE O CÉREBRO: 8. SEU QI É FIXO E PERMANECE O MESMO POR TODA A SUA VIDA

O seu QI é o número que mede a quantidade de inteligência, mas como garantir que seu nível de inteligência será o mesmo aos 10 e aos 25 anos? Como você pode prever, não é possível. Alguns estudos publicados na Business Insider mostram que o QI pode aumentar depois de alguma semanas dependendo do esforço. Essa é uma boa notícia para as pessoas que têm o QI mais baixo. Pessoas que têm o QI entre 75 e 90 pontos são mais suscetíveis a pobreza e apresentam mais chances de serem presas.

 

 

MAIORES MITOS SOBRE O CÉREBRO: 9. O CÉREBRO TRABALHA MELHOR SOB PRESSÃO

Alguma vez na sua vida você deve ter experimentado a sensação de fazer alguma coisa na correria e conseguir um resultado melhor do que se o trabalho tivesse sido bem pensado. Não se engane, provavelmente isso foi sorte. Quando estamos em situações extremas, muitas vezes nos obrigamos a realizar um trabalho de forma rápida, mas não trate isso como regra geral. Mesmo que o tic-tac do relógio seja um ótimo motivador, isso não aumenta a performance do seu cérebro.

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI