Publicada em 16/09/2019 às 09h18.
Oficina de cordel é realizada em escola municipal de Custódia
Ação será aplicada pelas pesquisadoras e professoras Shirley Rodrigues e Eulina Fraga.

Imagem: reprodução do Google


O projeto “Cordel e poesia do cotidiano: um jeito de ler os leitores” será realizado nesta segunda (16) até o dia 21 de setembro, em Custódia, no Sertão de Pernambuco. A iniciativa vai acontecer na Escola Municipal Ernesto Queiroz e será aplicada pelas pesquisadoras e professoras Shirley Rodrigues e Eulina Fraga.


“Como o cordel está diretamente ligado à cultura sertaneja, seja como inspiração ou pelos traços e elementos, inserimos no cronograma uma escola da região”, conta Shirley, uma das realizadoras.


Na ação, vão participar três turmas do Ensino Fundamental II. Serão 80 alunos, com idade superior a 14 anos, aprendendo sobre a história e evolução do gênero, que é Patrimônio Imaterial Cultural Brasileiro, e estimulados a produzir conteúdo.


Também serão apresentadas as várias formas de utilizar o cordel na sala de aula, como leituras jogral, esquetes teatral e musicado. Durante a semana, eles vão participar das atividades como Contexto histórico e pesquisa sobre o cordel; Técnicas de produção de textos de cordéis, métrica e rima; Produção individual dos alunos; Técnicas da xilogravura; e Produção escrita e gráfica dos cordéis.


Além da presença delas, as salas de aula contarão com uma professora de braile/libras para auxiliar os alunos com deficiência auditiva e visual. O projeto será encerrado com um recital na escola, tendo a presença dos cordelistas Paulo Moura, do Recife, e Elis Almeida, de Triunfo.

 

FONTE: G1

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI