O ano de 2015 é comemorado os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) . O Cais do Sertão quer aproveitar a data para comemorar o mês das crianças com várias ações que serão realizadas ao longo do mês de Outubro, para discutir a infância, dentro do contexto sertanejo.
Na quinta-feira (15) serão realizados debates na sede do Museu, na Av. Alfredo Lisboa no bairro do Recife, com a participação de pesquisadores e doutores especializados no ECA. A roda de conversa chamada “Infância, Memória e Migração tem o objetivo de debater temas contemporâneos, como maioridade penal e a vulnerabilidade de crianças em processos migratórios.
Além da roda de conversa, o museu promoverá, no mesmo dia, a mostra “Retrato Vivo”, uma coletânea de fotos doadas pelos visitantes do equipamento que tiveram, em sua infância, alguma relação com o Sertão. Além da doação das fotografias, os visitantes poderão relatar suas experiências ao público em tempo real durante a exposição.
Para completar a programação, a Supervisão do Educativo do Cais do Sertão preparou uma contação de histórias baseada na infância do eterno mestre Gonzagão. “Já vou, mãe!” abordará a relação de Gonzaga com seus pais, Santana e Januário, seus irmãos, e o cotidiano de brincadeiras e causos que anos depois serviriam de inspiração para suas músicas. A ação será realizada no espaço expositivo, às 15h30, percorrendo quatro territórios: Viver, Cantar, Criar e Todo Gonzaga.