Publicada em 25/06/2020 às 13h10.
Tempo quente e sol "matam vírus em 34 minutos", defende novo estudo
A pesquisa sugere que passar tempo exposto ao sol ajuda a reduzir o risco de propagação do coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

Imagem: Medicina S/A


Os cientistas Jose-Luis Sagripanti e David Lytle - um veterano do exército dos Estados Unidos e um ex-trabalhador na agência Food and Drug Administration, respectivamente - dizem que a luz solar forte tem a capacidade de aniquilar o novo coronavírus em apenas 34 minutos, reporta o jornal britânico Mirror Online.


No estudo, os pesquisadores analisaram o quanto os raios UV tinham a habilidade de destruir o vírus em várias cidades e em diferentes momentos do ano.


A análise sugere que "a luz do sol do meio dia em quase todo o território dos Estados Unidos e na maioria das cidades em todo o mundo durante o verão" pode eliminar 90% do novo coronavírus presente em superfícies em somente 34 minutos.


Ao invés, de dezembro até março, os pesquisadores sugerem que o coronavírus pode viver nas superfícies até um dia ou mais. 


No seu estudo, publicado no periódico Photochemistry and Photobiology, os cientistas escreveram: "os dados que apuramos indicam que o SARS-CoV-2 deverá ser desativado relativamente rápido (mais rápido do que a Gripe A) durante o verão em inúmeras cidades em todo o mundo com uma grande densidade populacional, apontando assim que a luz do sol tem um papel nessa ocorrência, na taxa de transmissão e na duração das pandemias do coronavírus".


"Condições climáticas favoráveis matam o vírus em apenas 34 minutos", afirmaram Jose-Luis Sagripanti e David Lytle.


Todavia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a luz do sol não previne de todo o contágio e propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2.


E explicou: "expor-se ao sol ou a temperaturas superiores a 25ºC NÃO previne a doença do coronavírus".


"Pode contrair a Covid-19, não importa o quanto esteja quente o tempo. Países com temperaturas quentes têm casos de Covid-19", ressaltou a OMS.


FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI