Publicada em 06/07/2020 às 13h47.
Números da Covid-19 na Mata Sul apresentam tendência de queda, diz secretária executiva do Estado
Maíra Fischer concedeu entrevista ao programa Microfone Aberto na tarde desta segunda-feira (6).


Foto: Secom Palmares


O Governo do Estado de Pernambuco anunciou, na tarde do último domingo (5), que a zona da Mata Sul deve avançar para a fase cinco do plano de reabertura econômica. A decisão foi tomada três meses após a emissão do decreto estadual que rege o funcionamento dos serviços essenciais durante a pandemia.


A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Maíra Fischer, concedeu entrevista ao programa Microfone Aberto, da Nova Quilombo FM. Na oportunidade a executiva esclareceu o motivo da Mata Sul ter saltado da fase dois para cinco, pulando as três e quatro. Segundo Maíra, os números da Covid-19 apresentaram uma tendência de queda no território.


- "Nessa região a gente viu que os números já estavam mostrando um tendência de queda e por isso os municípios poderiam acompanhar o que vem acontecendo na região metropolitana, abertura e flexibilização dentro do plano de convivência", afirmou Fischer. 


Os critérios para classificar a fase do processo de reabertura que cada região deve adotar foi outro ponto destacado na entrevista:  


-"Todos os domingos é feita uma análise dos indicadores de contaminação, óbitos e ocupação dos leitos de UTI. Todos esses números são analisados e assim que a gente observa qualquer tendência, seja de estabilização ou de queda, é anunciada alguma medida", declarou Maíra.


A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico confirmou que as 22 cidades, que compõem a Mata Sul, entrarão na fase cinco nesta segunda-feira (6). Poderão voltar a funcionar salões de beleza, concessionárias, locadoras de veículos e comércio varejista. Maíra explicou que pode ocorrer um retrocesso no plano de convivência caso seja detectada a aceleração da contaminação.


- "Deixamos claro desde o início desse plano, que é um plano dinâmico e que dependendo de como os números se comportem ele pode tanto ser antecipado, como ele pode ser parado ou retroceder", ressaltou a secretaria. 


Segundo o Governo do Estado, na quinta fase do plano de reabertura o setor de construção civil pode funcionar com 100% dos funcionários. Bares e restaurantes continuarão funcionando como delivery, esses setores só devem reabrir na etapa sete. O Agreste do estado continuará na fase dois. 


Orientações


Os setores deverão cumprir algumas exigências para retomar o funcionamento como o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool 70% e controle no acesso de clientes ao estabelecimento. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico afirma que o varejo de rua deve funcionar entre 9 e 18h.



Imagem: Secom Palmares


Palmares 


No dia 16 de junho foram adotadas medidas mais rígidas de combate ao novo coronavírus com a instalação de barreiras sanitárias no centro da cidade. De acordo com o governo do município, as barreiras continuarão como pontos de sanitização, conscientização e controle sanitário, mas sem impedir o tráfego de veículos. 


Coronavírus na Mata Sul


Na região todos os 22 municípios apresentam casos da Covid-19 e 21 deles já confirmaram mortes causadas pelo vírus. Já são mais de 4,7 mil casos e 380 óbitos. Palmares lidera o ranking com 905 casos em seguida aparece Água Preta e Catende. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI