Publicada em 12/08/2020 às 09h19.
É #FAKE vídeo que mostra míssil em explosão em Beirute
Imagens do mesmo ângulo mostram que artefato não aparece. Separação do vídeo falso em quadros mostra míssil fora da ordem das imagens.

Imagem: Reprodução 


Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um míssil apontando para o solo pouco antes da explosão em Beirute que deixou mais de uma centena de mortos e milhares de feridos. A imagem, porém, é #FAKE.


A imagem do míssil foi inserida artificialmente no vídeo para dar a impressão de que o artefato foi o causador da explosão.


Mas, além do vídeo falso, é possível encontrar na internet e em sites de jornais a versão sem edição do mesmo vídeo.


A análise do vídeo sob o mesmo ângulo em softwares que dividem a imagem em várias fotografias mostra que em nenhuma delas o míssil pode ser captado, nem mesmo no momento imediatamente anterior à explosão.


Já a versão falsa, que contém o míssil, quando separada em quadros, mostra que o artefato mal aparece na sequência de imagens. Além disso, o vídeo tem sinais de manipulação, como a inserção de contornos em torno do míssil e de emojis e legendas nas cenas.


Ainda não se sabe a causa da explosão ocorrida em Beirute, mas a suspeita é que ela tenha acontecido após um incêndio em um depósito de fogos de artifício ter atingido um galpão que guardava grandes quantidades de nitrato de amônio, composto geralmente usado como fertilizante.


FONTE: G1 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI