Publicada em 07/09/2020 às 10h12.
Índia supera Brasil e vira o segundo país com mais casos de coronavírus
A Índia, segunda nação mais populosa do planeta, registrou 4,2 milhões de infecções de Covid-19 desde o início da pandemia.


Policiais indianos em meio à pandemia - Foto: Dibyangshu Sarkar/AFP


A Índia se tornou, nessa segunda-feira (6), o segundo país do mundo com mais casos de coronavírus, atrás dos Estados Unidos, depois que o balanço superou o do Brasil, em um momento de aceleração global da pandemia.


A Índia, segunda nação mais populosa do planeta, com 1,3 bilhão de habitantes, registrou 4,2 milhões de infecções de Covid-19 desde o início da pandemia, segundo o ministério da Saúde, enquanto o Brasil registra 4,12 milhões de casos e os Estados Unidos, 6,25 milhões de contágios, de acordo com os números compilados pela AFP a partir de dados oficiais.


Apesar dos dados inquietantes, a Índia não interrompeu o processo de flexibilização do confinamento.


Nesta segunda-feira, o metrô voltou a circular na maioria das cidades, incluindo Nova Délhi e Mumbai, dois importantes focos epidêmicos, após uma interrupção de quase seis meses do serviço.


A taxa de crescimento de novos casos progride a um ritmo "bastante alarmante", afirmou o virologista Shahid Jameel, da Wellcome Trust/DBT India Alliance.


"Nas últimas duas semanas, a média passou de quase 65.000 para 83.000 casos por dia, o que representa um aumento de 27% em duas semanas e de 2% por dia", afirmou Jameel à AFP.


O governo indiano registra 71.642 mortes provocadas pela pandemia de covid-19, abaixo apenas do Brasil (126.203 vítimas fatais) e dos Estados Unidos (188.540).


Muitos especialistas, no entanto, acreditam que os números estão subnotificados na Índia devido ao número relativamente reduzido de testes e aos problemas para apontar as causas dos óbitos.


A Índia, que tem algumas das cidades mais densamente habitadas do planeta, é o país que registra a quantidade mais elevada de novos casos diários.


O número de contágios superou no sábado a barreira de quatro milhões, apenas 13 dias depois de ultrapassar a marca de três milhões.


A Índia organiza mais de 10 milhões de testes por dia e espera aumentar o número de exames nos próximos dias.


O Conselho Indiano de Pesquisa Médica, que coordena a resposta do governo, anunciou que a partir de agora não será necessário um pedido médico para fazer o teste.


"Isto vai permitir descobrir mais casos assintomáticos, que são a fonte real desta progressão na Índia", declarou Jameel.


"Temos que fazer mais testes nos distritos e vilarejos rurais, já que dois terços dos casos procedem destas regiões", completou.


Os efeitos da covid-19 provocaram uma queda de 23,9% do PIB da Índia entre abril e junho.




FONTE: FOLHAPE.COM.BR

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI