Publicada em 08/09/2020 às 10h07.
Hospital da Mulher do Recife retoma consultas ambulatoriais
Unidade de saúde, na Zona Oeste da cidade, volta a oferecer serviços a partir desta terça (8).


Hospital da Mulher do Recife fica localizado na Zona Oeste — Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação


O Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, na Zona Oeste da cidade, retoma, nesta terça (8), as consultas ambulatoriais. Esse serviço estava suspenso desde o dia 18 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus.


Segundo a prefeitura, o ambulatório, que abrigou uma das enfermarias para pacientes com Covid-19, funciona, a princípio, com 50% de sua capacidade de atendimento, respeitando todos os protocolos, para garantir segurança aos doentes e servidores.


"Nós retomamos a partir de hoje todas as especialidades. Ginecologia, dermatologia, psiquiatria. Retomaremos o funcionamento normal", disse a diretora geral da unidade, Isabela Coutinho.


As mulheres que tinham consultas e exames agendados para março e abril tiveram prioridade na remarcação, feita pela Central de Regulação, mas novas pacientes já podem agendar consultas e exames através dos postos de saúde. "Orientamos que todas cheguem 10 a 15 minutos antes da sua consulta e, preferencialmente, sem acompanhante", explicou a diretora.


Para cumprir as exigências do Plano de Convivência com a Covid-19, a unidade adota o distanciamento recomendado entre as pessoas. O agendamento é limitado a, no máximo, quatro pacientes por hora. Todos os pacientes, trabalhadores e colaboradores devem usar máscaras.


"As pessoas que estão com sintomas gripais, que achem que estão doentes, não venham. É importante entrar em contato com o Hospital da Mulher e nós vamos remarcar a consulta", destacou a diretora.


O ambulatório do HMR funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Em caso de dúvidas, é possível falar com a unidade através do telefone (81) 2011.0100.


São oferecidas no hospital consultas com cardiologista, infectologista, nutricionista, ginecologista, endocrinologista, mastologista, dermatologista, reumatologista e psicólogo.


A unidade é considerada referência na assistência humanizada às mulheres, sobretudo gestantes. Na pandemia, passou a realizar acolhimento de pacientes com a Covid-19, abrigando na área externa um dos sete hospitais de campanha. Na área interna do hospital, há uma UTI para vítimas do novo coronavírus.


Histórico


Em agosto deste ano, voltaram a funcionar a UTI da Mulher e a Casa das Mães. Os profissionais de saúde que passaram os últimos meses na linha de frente da pandemia retomaram os serviços de ginecologia e obstetrícia.


Durante o período mais crítico da pandemia, a Casa das Mães funcionou como área de apoio aos profissionais de saúde da linha de frente. Agora, o espaço volta ao seu funcionamento normal, servindo de residência provisória para mães que tiveram alta após o parto, mas cujos bebês continuam internados.


A casa também abriga gestantes de alto risco em situação de vulnerabilidade social e bebês de alta, cujas mães ainda precisam de cuidados médicos.


Covid-19 em Pernambuco


Na segunda-feira (7), Pernambuco registrou mais 268 casos da Covid-19 e 19 mortes causadas pela doença. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com as novas confirmações, o estado totaliza 132.420 casos e 7.721 óbitos, registrados desde março, quando ocorreram as primeiras confirmações.



FONTE: G1.GLOBO.COM/PE

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI