Buscando minimizar a violência no campusconstantemente criticada pela comunidade acadêmica, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) passou a fechar os portões das 23h30 às 4h30. A medida teve início na noite da última quarta (27), motivada pelos relatos sobre a insegurança e pelacobrança de medidas para controlar os problemas no local.
De acordo com a universidade, a entrada poderá ser feita apenas pela Avenida dos Reitores apenas em casos justificados durante o horário em que os portões estarão fechados. Ainda segundo a UFPE, serão instaladas câmeras integradas ao sistema da Secretaria de Defesa Social (SDS). A instituição também assegurou a melhoria no sistema de iluminação.
A UFPE também informou que os agentes de segurança da própria instituição e vigilantes de uma empresa terceirizada estão atuando de forma mais efetiva em pontos críticos. Além das novidades anunciadas, a universidade garantiu o funcionamento do posto fixo da Polícia Militar no campus até 22h30 e intensificação das rondas da PM pelo campus.
Para garantir o reforço da segurança no entorno do campus, representantes de órgãos públicos e de bancos que funcionam nas redondezas da universidade estarão reunidos na reitoria, na próxima quarta (4), para discutir maneiras de reforçar o policiamento na área externa da universidade.
Insegurança
Segundo alunos e professores da universidade, a falta de iluminação adequada e de policiamento dentro e fora do campus aumenta o medo de transitar na área. Entre relatos de assaltos e de estupros, a chefia da segurança da UFPE, Armando Nascimento, afirmou que os alunos teriam uma percepção equivocada sobre a onda de violência registrada no fim de 2015.
Ainda de acordo com Nascimento, a universidade registrou queda no número de ocorrências de assaltos dentro do campus em comparação ao ano anterior. Na época, foram anunciadas medidas de segurança como aumento de câmeras de monitoramento: de 20 para 242, em 2016.
G1