O zagueiro alemão Mats Hummels vai deixar o Borussia Dortmund ao final da temporada para assinar um contrato de cinco anos com o rival Bayern de Munique, clube que o revelou, informaram os dois times nesta terça-feira, confirmando rumores que já vinham circulando há semanas.
Nenhum valor foi revelado oficialmente, mas a imprensa alemã especula que o time bávaro precisou desembolsar 35 milhões de euros para trazer de volta o jogador de 27 anos, que vendeu por apenas 4 milhões ao Borussia em 2009, depois de um ano de empréstimo.
Titular da seleção alemã que conquistou o tetracampeonato mundial no Brasil em 2014, Hummels fez toda a sua formação nas categorias de base do Bayern, mas praticamente não jogou com o time profissional.
"Mats é um dos melhores zagueiros do mundo, com ele, podemos aumentar ainda mais a qualidade da nossa equipe", explicou o presidente do 'Rekordmeister', Karl-Heinz Rummenigge, citado num comunicado.
Na nota oficial do Borussia, o próprio Hummels deixou claro que a decisão de deixar o time do Ruhr "foi difícil, depois de oito anos e meio de sucesso".
"Antes que eu volte para minha cidade de origem, ainda temos um grande objetivo pela frente: trazer de novo a Copa da Alemanha para Dormund", avisou o zagueiro.
A final da DFB Pokal está marcada para o dia 21 de maio, justamente contra o Bayern.
O time bávaro já usou essa 'estratégia' em 2013, quando anunciou a contratação do jovem meia Mario Götze às vésperas da final da Liga dos Campeões, na qual acabou superando o Borussia por 2 a 1.
Em 2014, o Bayern também contratou outro destaque do time rival, o polonês Robert Lewandowski, artilheiro atual da Bundesliga, com 29 gols marcados.
Hummels já tinha anunciado no fim de abril a intenção de deixar o Borussia. O reforço será muito útil para o Bayern, que sofreu muito com desfalques defensivos nesta temporada, obrigando o técnico Pep Guardiola a improvisar volantes ou laterais na zaga.
Hummels, porém, não jogará sob o comando do espanhol, que acertou sua saída para o Manchester City na próxima temporada e será substituído pelo italiano Carlo Ancelotti.
Folha Pe