Em assembleia realizada no início da noite desta segunda-feira, os funcionários do metrô do Recife decidiram encerrar a greve iniciada à 0h. A categoria aceitou a proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), acertada em reunião em Brasília, pela manhã. Com a decisão, os trens atenderão ao público normalmente somente nesta terça, das 5h às 23h.
Ao longo do dia, passageiros contaram com o metrô apenas nos horários de pico – das 5h às 9h e das 16h às 20h. Nos demais períodos, os portões das 29 estações ficaram fechados. Para atender a demanda, linhas especiais de ônibus foram criadas para ligar terminais integrados, como Joana Bezerra, Barro, Cajueiro Seco, Afogados, Aeroporto e Jaboatão.
Acordo
Houve consenso sobre dois itens da pauta de reivindicações. O vale-cultura não será mais concedido, mas o vale-alimentação será elevado de 28 para 30 tíquetes. Já no lugar de toalhas higienizadas para trabalhadores da manutenção, que lidam com produtos químicos, serão disponibilizadas quatro toalhas individuais, sendo duas por semestre.
Já o impasse acerca da cláusula econômica continua. A questão vai a dissídio e será ajuizada na próxima sexta-feira (20), segundo a CBTU. A categoria pede a reposição da inflação (9,28%).
Folha Pe