
Imagem meramente ilustrativa / Reprodução do google.
O presidente da República,
Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil vai fazer uma
portaria para garantir o acesso de ucranianos ao passaporte humanitário
brasileiro. O anúncio foi feito em entrevista à rádio Jovem Pan e retransmitida
nas redes sociais do presidente. “Nós faremos todo o possível para receber o
povo ucraniano”, destacou.
Segundo Bolsonaro, a portaria
que vai regulamentar a entrada de ucranianos por meio do passaporte humanitário
deverá ser publicada nos próximos dias. O presidente disse que o Brasil vai
continuar com a postura neutra em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia
que teve início na última semana.
Nos últimos dias, o presidente
já havia falado, sobre o assunto, quando destacou que o Brasil tem sido claro sobre
sua posição “em defesa da soberania, da autodeterminação e da integridade
territorial dos Estados”.
Sanções
O presidente afirmou que não
há previsão de imposição de sanções do Brasil para a Rússia em decorrência do
conflito. Conforme Bolsonaro, o Brasil possui uma “dependência enorme” dos
fertilizantes da Rússia e, em caso de sanções, o agronegócio seria “seriamente
afetado”. “Acredito que essas sanções dificilmente prosperam”, disse.
O presidente Jair Bolsonaro
voltou a destacar o apoio do governo russo na preservação da soberania da
Amazônia em discussões internacionais e disse que, sem os fertilizantes russos,
o agronegócio brasileiro seria prejudicado, o que poderia gerar insegurança
alimentar e inflação de alimentos.
Bolsonaro falou ainda sobre as
críticas do representante da Ucrânia no Brasil e afirmou que o Brasil tem que
ter o equilíbrio na relação entre os países.
Resgate de brasileiros
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que chegaram hoje a Varsóvia, capital da Polônia, oito servidores do Itamaraty para ajudar no processo de resgate dos brasileiros impedidos de retornar ao país por causa do conflito entre Rússia e Ucrânia. “Esta força-tarefa enviará destacamento a Lviv, na Ucrânia, onde será montado escritório de apoio aos brasileiros que estão tentando deixar o país”, diz a publicação, em redes sociais.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.