
Coletiva de imprensa / Reprodução do google.
Na tarde desta quarta-feira (02), os secretários André Longo, da Saúde;
Rodrigo Novaes, de Turismo e Lazer; e Alexandre Rabelo, de Planejamento e
Gestão, se reuniram em coletiva de imprensa para detalhar a flexibilização do
plano de convivência com a Covid-19 no estado divulgado ontem (01) com vigor
até 15 de março.
De acordo com o secretário André Longo, no último sábado chegou ao fim a oitava semana epidemiológica no estado, com redução nos indicadores dos casos da Covid-19 em Pernambuco. “De acordo com esse cenário, temos segurança para os avanços no plano de convivência nos setores econômicos e sociais. É possível conciliar o avanço na retomada com a redução de indicadores, mas para isso precisamos estar unidos em defesa da vida. Vacina sim, cuidado sempre”, afirmou.
Os avanços do plano contam com autorização da realização de eventos
sociais com 1,5 mil pessoas ou 70% da capacidade em ambientes fechados, e de
até três mil pessoas ou 70% da capacidade em locais abertos. As competições
esportivas em geral podem ocorrer com público de 1,5 mil pessoas em ambientes
fechados e três mil em locais abertos, ou 70% da capacidade. A apresentação do
passaporte vacinal e do teste negativo para eventos a partir de 500 pessoas
seguem obrigatórios.
“De acordo com os dados da plataforma do Ministério da Saúde, em 24 de
fevereiro a taxa de mortalidade do estado foi de 6,1 por 100 mil habitantes.
Com isso permanecemos com a segunda menor taxa do país. Esse resultado
significa vidas salvas e só foi possível graças ao intenso trabalho para
avançar a vacinação que vem contando com a colaboração da maioria da população
pernambucana, o governo do estado e as prefeituras. Para continuarmos colhendo
resultados positivos nesta luta contra a doença e continuarmos avançando nas
medidas de relaxamento. Na contenção do vírus não há solução mágica, o caminho
é avançar ainda mais na vacinação”, pontua Longo.
Sobre o uso da máscara, Longo afirmou que ainda é precipitado pensar na retirada. E reforçou o cuidado assegurando que ela não protege apenas da Covid-19, mas de outros vírus. “Vamos observar no decorrer deste mês a redução dos casos. Vamos observar também os outros estados que estão fazendo a retirada das máscaras, pois alguns países fizeram a retirada e tiveram que voltar atrás”, afirma.
Longo informou ainda que diante da entrega
antecipada de duas milhões de doses da vacina da gripe, realizada na semana
passada pelo Butantan ao Ministério da Saúde, o estado de Pernambuco solicitou
que a distribuição aconteça imediatamente, em especial aos estados que têm
sazonalidade durante essa época do ano, como é o caso de Pernambuco.
O secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rabelo, apresentou gráficos
mostrando dados de casos da síndrome respiratória aguda grave, óbitos e o
impacto no sistema de saúde durante os anos de 2020, 2021 e 2022. De acordo com
os dados, atualmente a redução da internação de pacientes na UTI é de 49%,
comparado aos 20 dias anteriores.
Rabelo também frisou a redução dos testes da
Covid-19 diários. Segundo o gráfico, nos últimos meses de avanço da Ômicron o
estado chegou a quase 20 mil testes diários e agora a marca é de 12 mil testes
por dia. "Esses indicadores mostram que conseguimos contornar essa
situação, graças à vacina, ao sistema de saúde e às medidas de restrições que
adotamos”, afirma Rabelo.
O secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes,
destacou os avanços para o setor de eventos que serão possíveis devido a
diminuição dos índices apresentados. E frisou a evolução para os eventos
corporativos e esportivos que podem contar com a presença de três mil
pessoas.
Rodrigo parabenizou os cidadãos, produtores de eventos, turistas, municípios, empresários e comerciantes pelo comportamento durante o carnaval. “Aconteceram algumas situações que nos constrangem, mas no geral podemos perceber um respeito as regras que foram previstas, isso foi determinante para que possamos avançar. Vamos continuar monitorando com as secretarias de Saúde e Planejamento para que, após o dia 15 de março, possamos ter a felicidade de um novo avanço para o setor de eventos” afirma.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.