Publicada em 04/10/2022 às 08h57.
Vai ter horário de verão? Estudo mostra que volta do modelo não traria benefícios
ONS ressaltou que decisão sobre retorno da medida é do governo federal.


Imagem meramente ilustrativa / Reprodução do google.


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) conduziu um estudo sobre os possíveis impactos da volta do horário de verão neste ano e chegou a conclusão de que a medida não traria benefícios para a operação do sistema elétrico nacional.


Em nota, o ONS informou que cabe ao governo decidir pelo retorno do horário de verão, que foi extinto pelo presidente Jair Bolsonaro em 2019.


O órgão fez essa análise a pedido do Ministério de Minas e Energia, como mostrou O GLOBO, com o objetivo de avaliar se com o aumento do consumo de energia solar, o horário de verão poderia reduzir a pressão sobre outras fontes de energia.


Se o governo decidir implementar o horário de verão, a medida aumentaria o uso de energia solar em horário de pico, o que poderia reduzir o acionamento das hidrelétricas, representando uma economia da água nos reservatórios.


Instituído pela primeira vez em 1931, o horário de verão tinha como objetivo reduzir o consumo de energia elétrica. A lógica é a de que com a luz solar pela maior parte do dia, o uso de lâmpadas e outros aparelhos elétricos diminuiria.


FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.



Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI