Publicada em 13/10/2022 às 10h29.
É #FAKE que pontes que desabaram no Amazonas foram construídas por Bolsonaro
Pontes que desabaram foram construídas antes do início do governo Bolsonaro, de acordo com o CREA-AM.


É FAKE / Reprodução do g1.


Circula pelas redes sociais mensagem que afirma que as pontes que desabaram no Amazonas nas últimas semanas foram construídas por Bolsonaro e pelo ex-ministro Tarcísio de Freitas no Amazonas. É #FAKE.


A mensagem completa diz: "4 pessoas morreram como desabamento de duas pontes superfaturadas construídas por Bolsonaro e pelo então ministro Tarcísio no Amazonas.


Não é verdade que o governo Bolsonaro tenha construído as duas pontes que desabaram no Amazonas nas últimas semanas. O tuíte com a alegação falsa foi publicado em 10 de outubro.


ponte Curuçá da BR-319 desabou em 28 de setembro, no Careiro, a 102 km de Manaus. O acidente deixou quatro mortos, 14 feridos e um desaparecido. A ponte sobre o Rio Autaz Mirim da BR-319 desabou sábado (8). Não houve registro de feridos.


  




O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT ) informa que, ambas as pontes foram construídas antes de 2019 e que o segmento da BR-319/AM, onde as travessias estão incluídas, possui dois contratos de manutenção vigente. Um para a manutenção de pista e o outro para manutenção de estruturas. As causas dos acidentes encontram-se em investigação por parte do DNIT e, portanto, ainda não é possível afirmar o que causou o colapso nas estruturas.


O engenheiro civil Fernando Catunda, coordenador do Grupo de Trabalho BR-319, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM) afirma que nenhuma das pontes foi criada durante o governo Bolsonaro.


O grupo de trabalho que ele coordena é criado pelo CREA para acompanhar obras ou outros setores e conta com engenheiro civis, engenheiros de segurança e engenheiros de meio ambiente, entre outras especialidades da engenharia.


"Aquelas pontes são antigas, têm mais de 20 anos. Nenhuma das duas tem nada a ver com Bolsonaro", diz.


Ex-ministro da Infraestrutura e atual candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirma por meio de sua assessoria que o conteúdo da postagem é fake.


"As pontes em questão não foram construídas durante a gestão de Tarcísio de Freitas no Ministério da Infraestrutura. A ponte localizada no km 25 da BR-319/AM foi construída em 1975, enquanto a do km 23 foi executada nos anos 2000", diz.


O prefeito de Careiro, Nathan Macena, afirma que as pontes são antigas e caíram por falta de manutenção. "Não tem nada a ver com Bolsonaro. Na realidade, as pontes caíram por falta de manutenção".


FONTE: G1.





Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI