Publicada em 24/11/2022 às 09h00.
Hoje tem Brasil! Seleção estreia na Copa diante da Sérvia, pelo Grupo G, às 16h
Jogo começará às 16h, em Lusail; seleção deve ter escalação inédita na abertura do Mundial.


Seleção Brasileira na Copa 2022 / Reprodução do google.


A última seleção a desembarcar no Catar. A última a estrear na Copa do Mundo 2022. Nem sempre é ruim ser a última. Principalmente se também for a última a deixar o Oriente Médio, carregando consigo aquilo que as outras 31 nações querem: a taça. Ela, que já foi erguida cinco vezes por mãos brasileiras. De Bellini a Mauro, passando por Carlos Alberto Torres, Dunga e Cafu. A saga pela sexta estrela começa nesta tarde, em Lusail, a partir das 16h (horário de Brasília), contra a Sérvia, pelo Grupo G. Se faltava algo na Copa, agora não falta mais. Afinal, hoje é dia de Brasil

O técnico Tite não divulgou a lista de titulares, mas especula-se que o Brasil pode ter uma escalação inédita, com uma formação testada apenas uma vez, em um amistoso contra Gana, mas com peças diferentes nas laterais - saem Eder Militão e Alex Telles, entram Danilo e Alex Sandro.


O esquema deve ter a novidade da entrada de Vinícius Júnior na ponta esquerda de ataque, pegando a vaga de Fred. Sendo assim, o meio ficaria apenas com Casemiro e Lucas Paquetá, mais recuado. Neymar também mudaria seu posicionamento, ficando mais centralizado. Raphinha, pela direita, e Richarlison, de centroavante, completam o setor ofensivo. Na defesa, além dos laterais citados, estarão Alisson, Marquinhos e Thiago Silva, esse último como capitão.

"Aos 38 anos, estou atravessando uma das melhores fases da minha carreira. Peço à torcida que confie na gente. Estamos prontos para fazer uma grande Copa do Mundo", disse Thiago. O zagueiro vai para sua quarta Copa do Mundo. A terceira em que terá a braçadeira de capitão, embora em 2018 o Brasil tenha revezado a honraria. 

Além do defensor, a equipe tem outros remanescentes de mundiais passados, como Alisson, Marquinhos, Casemiro, Neymar e o próprio Tite. O segundo treinador a ganhar a oportunidade de comandar a Seleção no torneio após tropeçar em uma edição anterior. O primeiro foi Telê Santana, em 1982 e 1986. Chance de recolocar o Brasil no topo após 20 anos sem conquistar a competição.


Sonhar é de graça


"Tem pressão, mas também tranquilidade de saber das oportunidades que surgem na vida. Sonhar faz parte. Sonhamos em ser campeões", frisou o treinador, atento para as zebras que estão rolando na Copa até o momento, como nas derrotas de Argentina e Alemanha para Arábia Saudita e Japão, respectivamente. 

“Serve como análise, sim. Como reflexão. Não há grandeza, nem facilidade maior ou menor. Talvez este seja o grande aspecto. Não tem marca, não tem grife. Tem o orgulho de cada país em fazer seu melhor”, salientou.


Sérvia sem medo

A disparidade técnica das equipes não faz os sérvios entrarem menos confiantes. "O jogo começa 0x0, portanto o Brasil tem chance de ganhar, mas nós também temos. Não temos medo de qualquer equipe. Eles têm uma excelente equipe, uma das melhores do mundo. Esperamos um grande jogo”, disse o técnico da Sérvia, Dragan Stojkovic. 

O treinador não confirmou o time titular. Uma das dúvidas é no ataque. Com problemas musculares, o atacante Mitrovic, autor de 14 gols em 13 jogos das Eliminatórias Europeias e na Liga das Nações, pode desfalcar os europeus. A equipe ainda tem como destaques o atacante Vlahovic e o meia Tadic.

Ficha técnica

Brasil
Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vinicius Júnior. Técnico: Tite

Sérvia
Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic, Gudelj, Sergej Milinkovic-Savic, Miadenovic e Tadic; Mitrovic e Vlahovic. Técnico: Dragan Stojkovic

Local: Lusail
Horário: 16h
Árbitro: Alireza Faghani (IRA). Assistentes: Mohammadreza Mansouri (IRA) e Mohammadreza Abolfazli (IRA)
VAR: Abdulla Al-Marri (CAT)
Transmissão: Globo, SporTV, Twitch, Fifa +


Como é a primeira fase?


A primeira fase da Copa do Mundo divide as 32 seleções participantes em 8 grupos com 4 participantes em cada um. O sorteio foi realizado no dia 1º de abril deste ano. O Brasil caiu no grupo G com Sérvia, Suíça e Camarões e terá dois adversários "repetidos" em relação ao Mundial de 2018.


Nesta fase, as quatro seleções jogam entre si em turno único e as duas melhores colocadas se classificam para a próxima fase. O sistema de pontuação da Copa do Mundo é bastante conhecido por quem acompanha futebol:


  • A vitória dá 3 pontos;
  • O empate distribui 1 ponto para cada equipe;
  • O time derrotado não soma nada.

Se duas ou mais seleções empatarem no número de pontos, os critérios de desempate são: Saldo de gols (diferença entre gols marcados e sofridos); Número total de gols marcados.


Se ainda assim as seleções se mantiverem empatadas, a classificação é determinada pelos seguintes critérios:


  1. Pontos obtidos no confronto direto;
  2. Diferença de gols entre as equipes no confronto direto
  3. Melhor fair play: cartão amarelo vale menos 1; vermelho indireto (segundo amarelo), menos 3; vermelho direto, menos 4; cartão amarelo + vermelho direto, menos 5 pontos.

Se ainda assim as seleções se mantiverem empatadas, um sorteio será realizado pelo Comitê Organizador da Fifa.


FONTE: FOLHA DE PERNAMBUCO.





Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI