Publicada em 30/11/2022 às 11h55.
Não consegue pregar olho? Pode ser sinal de colesterol perigosamente alto
É o seu caso?


Imagem meramente ilustrativa / Reprodução do google.


Passa as noites de um lado para o outro na cama com dores severas nas pernas? O colesterol elevado é uma condição que evolui silenciosamente, mas muitas das suas complicações não. É o caso da doença arterial periférica (DAP), alerta a Cleveland Clinic, nos Estados Unidos.


A DAP  "caracteriza-se pela obstrução progressiva das artérias, mais frequentemente dos membros inferiores", resume o portal do Hospital da Luz, sublinhando ainda: "É responsável pela maioria dos eventos cardíacos (infarto agudo do miocárdio) e cerebrovasculares (AVC ou acidente vascular cerebral). Assim, nas pessoas com doença arterial periférica, o risco de morte aumenta até 25%".


A principal consequência? A isquemia, o termo médico que designa a presença de um fluxo de sangue e oxigênio inadequado a uma parte específica do organismo.


Segundo especialistas da Cleveland Clinic, a claudicação é "o primeiro sinal perceptível" da doença. A WebMD acrescenta que a dor e um formigamento podem se manifestar durante a noite. "Levantar-se ou apoiar as pernas na lateral da cama ajuda porque obriga o sangue a fluir para os membros inferiores", diz.


Sem tratamento, a DAP pode evoluir para gangrena, resultando na amputação. A boa notícia é que, na maioria dos casos, o tratamento inicia-se pela mudança no estilo de vida. Perder peso, parar de fumar e praticar esporte são aspectos fundamentais.


Recorde-se que existem dois tipos de colesterol:  o HDL (o 'bom') e o LDL. O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. 


Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:


Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher


FONTE: NOTÍCIA AO MINUTO.



Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI