/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/N/7/RGMHEvQNWYBlmADrpCwQ/frame-00-03-08.392.jpg)
Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: G1.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou, nesta quarta (14), que começou a fazer o pagamento da assistência estudantil. Segundo o reitor Alfredo Gomes, foram repassados os recursos para 8.830 bolsistas. No entanto, ainda faltam receber 800 alunos que recebem o benefício.
No começo do mês, por causa dos cortes de verbas feitos pelo governo federal, esse auxílio deixou de ser prestado pela instituição. Na quarta (7), alunos fizeram um protesto no campus, na Zona Oeste do Recife.
Por meio das redes sociais, Gomes explicou que os recursos foram repassados na quinta (8). Essas verbas são do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
Gomes informou também que foram pagas as bolsas da assistência estudantil, monitoria e iniciação científica, além do Programa de Iniciação à Formação Multiprofissional (Promulti) e do Núcleo de Línguas e Culturas (NucLi).
Estudantes da UFPE se mobilizaram contra cortes impostos pelo MEC e cobraram pagamento de bolsas estudantis — Foto: Reprodução/WhatsApp
O reitor informou também que estão faltando as bolsas de extensão, da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e programa de estágio.
“Estamos pressionado o Ministério da Educação (MEC) para conseguir esses recursos”, declarou. Entretanto, Gomes não deu prazo para pagar essas bolsas que estão faltando.
O reitor da UFPE pediu para os professores da instituição que, em virtude desse problema das bolsas, evitem realizar provas e avaliações com os estudantes.
FONTE: G1.