
Raquel Lyra durante cerimônia de diplomação / Reprodução: Diário de Pernambuco.
Primeira mulher eleita para o Executivo estadual
pernambucano, Raquel Lyra (PSDB) foi diplomada governadora em cerimônia
realizada nesta segunda-feira, no Teatro Guararapes, em Olinda, Região
Metropolitana. Na ocasião, a tucana prometeu um governo de “pontes, nunca de
muros”, a favor de um estado “menos desigual e inclusivo”. Durante sua fala,
Raquel também exaltou a vice-governadora eleita, Priscila Krause (Cidadania),
ea primeira senadora de Pernambuco, Teresa Leitão (PT). Durante a solenidade, a
ausência de Paulo Câmara (PSB) causou estranhamento, tendo sido representado
pela atual vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB).
“No nosso país Pernambuco serei a governadora que irá
construir pontes, nunca muros”, declarou Raquel Lyra durante seu discurso no
ato de diplomação dos candidatos e candidatas eleitos e reeleitos nas eleições
deste ano. Pontes que também se estenderão a Brasília, com o intuito de
fortalecer diálogos com o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da
Silva (PT), como fez questão de mencionar. “Pontes com (...) o
Governo Federal do presidente eleito Lula, com os princípios representados
pelos prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras que se encontram aqui”,
continuou.
Primeira mulher eleita para o governo de Pernambuco, Raquel
Lyra foi bastante ovacionada pelos parlamentares, amigos e familiares que se
fizeram presente durante o ato de diplomação. Buscando partilhar aquele momento
com Priscila Krause, Raquel a convidou para subir ao palco e ficar ao seu lado
enquanto discursava também acompanhada de seus dois filhos, João e
Fernando. “Seremos nós as governadoras de todos os pernambucanos e
todas as pernambucanas”, ressaltou Raquel. “Precisamos nos reencontrar nas
oportunidades, propor e executar politicas públicas que dialogam e mudam de
verdade a vida das pessoas”.
Ausência
Um episódio que causou estranhamento durante o evento foi
a ausência do atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara, representado pela
vice-governadora Luciana Santos. Nos bastidores, aliados de Raquel afirmavam
que Câmara não havia participado para evitar encontros com a governadora
eleita. Questionada sobre o assunto pela reportagem do Diario, Raquel
desconversou e teceu elogios à presença de Luciana Santos. “Ele (Paulo Câmara)
que tem que justificar. Na verdade, se fez presente o governo de Pernambuco
através da vice-governadora, Luciana Santos, por quem tenho respeito
e que tem executado sua missão e que esteve aqui hoje cumprindo seu papel”,
disse.
Além de Raquel e Priscila, também foram diplomados (as) parlamentares eleitos (as) nas eleições do dia dois de outubro, como a primeira mulher a representar Pernambuco no Senado, Teresa Leitão (PT), 49 deputados (as) estaduais e 25 deputados (as) federais. Dentre os nomes que compuseram a mesa solene estavam o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), o desembargador André Guimarães; Luciana Santos; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado federal eleito Eriberto Medeiros (PSB); o prefeito do Recife, João Campos (PSB), representando os prefeitos municipais, entre outros.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.