O prefeito de Palmares, na Mata Sul do estado, João Bezerra Cavalcanti Filho (PSB/PE), foi afastado do cargo por suspeita de improbidade administrativa na manhã desta terça-feira (06/12). O Ministério Público de Pernambuco, com o apoio do GAECO (Grupo de Atuação Especial de combate ao Crime Organizado), da Polícia Civil, está investigando supostas irregularidades por parte da prefeitura no tocante à coleta de lixo no município. Agentes da polícia estiveram na sede do Poder Executivo para cumprir cinco mandados de busca e apreensão de documentos, que podem indicar fraudes em licitações contratuais.
O prejuízo é calculado em aproximadamente R$10 milhões. As investigações tiveram início na Promotoria de Palmares, tendo à frente o Dr. João Paulo Pedrosa Barbosa e o Dr. Frederico Magalhães. Os alvos da operação, denominada “Apito Final”, são as secretarias de Finanças, de Infraestrutura e CPL (Comissão Permanente de Licitação), cujos responsáveis também foram afastados. De acordo com a promotoria, a prefeitura teria feito um contrato fraudulento com a empresa de coleta de lixo MEGAMAC, com sede em Rio Formoso. Esse serviço, entretanto, nunca foi prestado no município, uma vez que quem estava realizando a coleta era a IICS, de propriedade de Ivan Kleber.
A operação "Apito Final" contou com a atuação de 28 policiais civis do GAECO.Procurado pelo Portal Nova Mais, o prefeito não retornou as ligações nem se encontrava na cidade de Palmares.