Publicada em 14/03/2017 às 09h37.
Tradicional estátua de Ascenso Ferreira é restaurada no campus da AEMASUL
Conservação da obra faz parte do projeto “Monumento Vivo”, de iniciativa da Casa da Cultura Hermilo Borba Filho.

A estátua do célebre poeta palmarense Ascenso Ferreira, instalada na entrada do campus AEMASUL (Autarquia Educacional da Mata Sul), passou por um criterioso processo de restauração e conservação. Criada na década de 80, a obra estava com a pintura gasta e pedaços da estrutura desfeitos em razão das vicissitudes do tempo.

 

 

A proposta de restauração foi uma iniciativa da Casa da Cultura Hermilo Borba Filho e contou com o apoio da direção da autarquia, da iniciativa privada e da prefeitura de Palmares. Durante as manhã e tarde do domingo, vários integrantes da Casa da Cultura participaram dessa etapa do projeto “Monumento Vivo”, que busca a revalorização de monumentos e prédios históricos da cidade, num esforço de valorização e enaltecimento da memória e da cultura locais.

 

Datada inicialmente de 1983, na administração do ex-prefeito Luiz Portela de Carvalho, a estátua do poeta Ascenso Ferreira, um dos expoentes do Movimento Modernista iniciado em 1922, foi criada para ser exposta num dos acessos da cidade, num local conhecido como “Recanto dos Poetas”. No ano de 2006, contudo, ela foi transferida para o campus da AEMASUL e é considerada um dos pontos turísticos mais importantes de Palmares.

 

De acordo com informações da Casa da Cultura, o projeto de restauração da estátua de Ascenso Ferreira não teve custos ao erário, uma vez que a verba para a compra dos materiais foi levantada junto a comerciantes palmarenses.

 

FONTE: Aemasul

 

(Imagem: Caio Vitor Lima/ Portal Nova Mais)

 

 

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI