(Foto: Gleison José/Cortesia )
Depois das chuvas que atingiram 31 municípios de Pernambuco no fim do mês de maio, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) tem realizado vistorias nas comarcas das cidades prejudicadas pelas enchentes. Após a avaliação da estrutura de mais de 25 locais, os fiscais constataram que a comarca de Belém de Maria, na Zona da Mata Sul, foi a que teve mais danos e teve o funcionamento transferido para a comarca de Lagoa dos Gatos, no Agreste.
Durante as vistorias, os fiscais verificaram a infraestrutura de fóruns e as condições de magistrados, servidores e jurisdicionados. Na comarca de Belém de Maria, foram resgatados os processos físicos remanescentes e os equipamentos.
Na primeira semana de junho, o TJPE informou que o expediente forense e os prazos processuais foram suspensos nas unidades jurídicas de municípios da Região Metropolitana do Recife e do interior. No Grande Recife, houve suspensão das atividades da Central dos Juizados Especiais do Recife e do Fórum de Jaboatão dos Guararapes. Na Zona da Mata Sul, os fóruns de Barreiros e Palmares tiveram expediente suspenso.
Para ajudar as vítimas das enchentes, o órgão realiza uma campanha de arrecadação de donativos. Podem ser doados alimentos, água, itens de higiene pessoal, roupas, brinquedos e colchões nos prédios da Justiça. Além do TJPE, os donativos podem ser entregues em vários outros pontos no Grande Recife e no interior do estado.
Desde os dias 27 e 28 de maio, chuvas fortes atingem várias regiões do estado, provocando enchentes de rios e deslizamentos de barreiras e o decreto de estado de emergência em 27 cidades. De acordo com dados do governo do estado, o número de desabrigados e desalojados chegou a 55,1 mil pessoas no dia 31 de maio. Ao todo, seis pessoas morreram, sendo duas no Recife, duas em Caruaru e duas em Lagoa dos Gatos.
No domingo (28), o presidente da República, Michel Temer, veio ao Recife e autorizou o envio de ajuda humanitária. Ele ainda se comprometeu com a liberação de uma linha de crédito de R$ 600 milhões, junto ao BNDES, para obras no estado.
Na quarta (31), o governador Paulo Câmara visitou as cidades de Catende e Ribeirão, na Zona da Mata Sul, para acompanhar o planejamento de ajuda humanitária às famílias desalojadas e de limpeza das áreas atingidas pela água, feito por 'gabinetes de crise' instalados nos dois municípios.
Na segunda (5), o governo de Pernambuco divulgou um balanço dos danos causados pelas chuvas. Ao todo, 498 residências ficaram totalmente destruídas e outras 6.841 ficaram danificadas em 31 municípios.
G1