Foto: Lula Marques/Agência PT
O juiz federal Sergio Moro pediu nesta quarta-feira (19) o bloqueio dos bens do ex-presidente Lula (PT). São R$ 606.727,12 de três contas vinculadas ao petista e três apartamentos em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, entre eles o que Lula mora. Estão ainda na lista um terreno na mesma cidade e dois veículos. O magistrado enviou um comunicado ao Banco Central com o pedido.
O pedido foi uma semana depois de Moro condenar Lula a nove anos e seis meses de prisão na Operação Lava Jato, no caso triplex. O juiz concluiu que o ex-presidente cometeu os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Em resposta a um recurso da defesa de Lula, o magistrado negou que haja contradições na sentença e comparou o petista ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), condenado a 15 anos e quatro meses na Lava Jato por propinas do esquema Petrobras e manutenção de contas secretas na Suíça, alegando que, para inocentá-lo, teria que absolver também o peemedebista.
Se a decisão de Moro for mantida em segunda instância, após ser julgada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Lula poderá ser preso e ficar inelegível, podendo não ser candidato novamente à presidência em 2018. Apesar da condenação, o ex-presidente tem mantido as críticas ao juiz, comparando-o aos czares russos em entrevista nessa terça-feira (18), e continua afirmando que será o nome do Partido dos Trabalhadores nas próximas eleições.
Uol