(Imagem: Whatsapp da Redação/ Portal Nova Mais)
Um grupo de manifestantes ligados a órgãos e sindicatos de trabalhadores rurais realizaram, na manhã desta terça-feira (29/08), um protesto em uma das rodovias estaduais de acesso ao município de Amaraji, na Mata Sul do estado. Os protestantes queimaram pneus e galhos para evitar o tráfego na estrada.
Desde as 08h, militantes da FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco), Via do Trabalho, MST (Movimento dos Sem-Terra) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, numa ação programada, interditaram a pista nos dois sentidos. Eles exigiram a execução de processos de reforma agrária travados no INCRA, além de vistorias de imóveis e liberação de créditos.
Segundo Aglailson Paixão, assessor da Diretoria de Política Agrária da FETAPE, o objetivo da ocupação, feita de forma ordeira e pacífica, foi chamar a atenção das autoridades competentes para a urgência na resolução de problemas burocráticos no processo de reforma agrária, sobretudo em Pernambuco:
- “O objetivo da ocupação foi justamente provocar o Governo Federal, provocar o INCRA, com o desmonte que vem acontecendo com a Reforma Agrária no nosso Brasil, no Nordeste e especialmente aqui em Pernambuco”, disse.
O protesto já terminou e a rodovia estadual foi liberada. Como resultado, ficou acordada uma agenda positiva na próxima segunda-feira (04/09) com um superintendente na sede do INCRA, para discutir a pauta de reivindicações dos manifestantes. O trânsito no local flui normalmente nos dois sentidos.
(Imagem: Whatsapp da Redação/ Portal Nova Mais)
(Imagem: Whatsapp da Redação/ Portal Nova Mais)