Publicada em 17/09/2017 às 07h08.
Cerca de 500 mil pessoas são esperadas na 16ª Parada da Diversidade
Rotas de alguns transportes públicos serão alteradas e trechos serão interditados, para a passagem das 500 mil pessoas esperadas.

16º Parada da Diversidade deve receber 500 mil pessoas

16º Parada da Diversidade deve receber 500 mil pessoas

Foto: Hesíodo Góes/Folha de Pernambuco

 

A avenida Boa Viagem será palco, neste domingo (17), de mais um ato em busca de direitos para a comunidade LGBTTI em Pernambuco. Com o tema "Por Cidades Diversas. Nenhum Direito a Menos!", a 16ª Parada da Diversidade faz alusão à busca por espaços públicos mais inclusivos e sem homofobia. Além de um ponto tradicional de encontro e celebração, a parada é um ato político que visa reivindicar e proteger os direitos desta população e contará com diversas ações para alertar ao cuidado com a saúde e enfrentamento à violência. 

A concentração do evento será às 9h, no Parque Dona Lindu, de onde os participantes seguirão até a Padaria Boa Viagem. Rotas de alguns transportes públicos serão alteradas e trechos serão interditados, para a passagem das 500 mil pessoas esperadas.

Atrações locais e nacionais
Toda estrutura está sendo montada para receber atrações como Karol Conka, Valeska Popozuda e a drag queen Gloria Groove, além dos diversos trios elétricos que desfilarão pela orla de Boa Viagem. Atrações regionais também receberão destaque na 16º Parada da Diversidade. 

O Instituto Boa Vista, ONG que desenvolve o Projeto Cidadania LGBT, no Recife, levará para o abre-alas do evento 30 coreógrafos da Associação de Bandas e Fanfarras (ABANFARE) e sua banda marcial composta por mais trinta músicos. A maioria dos coreógrafos e músicos são naturais das cidades de Afogados da Ingazeira, Paudalho, Timbaúba, Carpina, Vicência e da Região Metropolitana do Recife.


Esquema de trânsito
A fim de garantir o fluxo de participantes neste trecho, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial para a circulação de veículos na área, com cerca de 100 agentes e orientadores de trânsito. O trecho, compreendido entre a Avenida Armindo Moura e a Rua Padre Bernardino Pessoa, será interditado das 7h às 20h.

Outras 20 ruas que interligam a Rua dos Navegantes à Avenida Boa Viagem também serão obstruídas durante o período. Conforme a passagem do desfile for acontecendo, os bloqueios serão desmanchados, restando apenas o trecho entre as rua Barão de Souza Leão (Pracinha de Boa Viagem) e Padre Bernardino Pessoa. 

Os condutores que saem de Piedade, Candeias ou de praias do Litoral Sul podem seguir pela Avenida Boa Viagem, entrar à esquerda na Avenida Armindo Moura e depois à direita na Rua Cosmorama. Depois, a opção é seguir pela Avenida Marechal Juarez Távora, Rua Rio Azul, Avenida Desembargador José Neves e Avenida Dom João VI, no acesso à via Mangue, ou, à direita, seguindo pela Rua Félix de Brito e Melo até a Avenida Conselheiro Aguiar. Outra alternativa é desviar pela Avenida Armindo Moura em direção à Estrada da Batalha e seguir no sentido Afogados.

Levantamento de dados
Este ano, 40 ativistas da ONG Gestos, voltada aos direitos da comunidade LGBTTI, estarão circulando pelo local para aplicar questionários direcionados a gays, homens que fazem sexo com outros homens (HSH), travestis e transexuais, entre 14 e 29 anos, buscando identificar as condições de vulnerabilidade às Infecções Sexualmente Transmissíveis.

A ONG sentiu a necessidade de realizar a intervenção porque, de acordo com o Ministério da Saúde, desde 2006, o número de novas infecções pelo HIV nesta faixa etária aumentou mais de 50% no País. Enquanto no resto do mundo, o número de novos casos da patologia em jovens caiu 32%.

A equipe da Gerência da Livre Orientação Sexual (GLOS) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife também vai realizar uma pesquisa sobre violência à esta população com o objetivo de colher informações para subsidiar o direcionamento das ações de forma mais eficiente.

Orientações e atendimentos
A Prefeitura do Recife também participará do movimento. Profissionais do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do cidade darão orientações sobre direitos humanos e farão atendimentos especializados às vítimas de discriminação e homofobia na Delegacia de Boa Viagem e numa unidade móvel de atendimento que funcionará no Parque Dona Lindu.

 

Professores do Programa Academia da Cidade, da Secretaria de Saúde, ainda darão aula de dança durante a concentração do evento. Cerca de 130 mil camisinhas masculinas, 2 mil femininas e 16 mil sachês de lubrificante serão distribuídos pelos agentes redutores de danos da Secretaria de Saúde.

 

 

 

 

Folha PE

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI