© Pixabay
“Além de incomodar no sentido pessoal, proporciona também muita sujeira e uma fedentina tamanha no ambiente doméstico”, declarou um dos moradores de Pão de Açúcar em entrevista à TV Alagoas.
A solução encontrada pelos habitantes da cidade tem sido cobrir as lâmpadas dos postes com sacolas, com o objetivo de deixar as ruas mais escuras e afastar os insetos. Nas residências, os inseticidas seriam utilizados de forma recorrente.
Para a bióloga ambiental Karla Cansanção, entrevistada pela reportagem, a infestação dos grilos é provocada pela mudança do clima e pelo desequilíbrio ambiental, causado pela escassez de sapos (predador natural dos grilos). “ Por invasão do homem no ambiente dos sapos ele estão indo para a estradas. Então os carros matam os sapos, quebrando aquele equilíbrio ecológico da cadeia alimentar”.
Apesar da bióloga afirmar que não existem relatos de transmissão de doenças causadas por grilos, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Pão de Açúcar anunciou medidas para controlar a infestação do inseto, afastando a ideia de utilização de produtos químicos por questões ambientais. As lâmpadas brancas da cidade estão sendo trocadas por outras amarelas, como forma de afastar os insetos que gostam da luz.
NoticiasaoMinuto