Foto: Divulgação
Como parte das ações de uma força-tarefa implementada em agosto de 2017 para diminuir os assaltos a ônibus em Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social (SDS) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (13), um número para denúncias sobre roubos em coletivos através do WhatsApp. Por meio do canal, é possível enviar para o número (81) 99488-7091 imagens, vídeos e mensagens de texto com o objetivo de colaborar para o trabalho da polícia e minimizar as ocorrências.
O aplicativo é gerenciado pela Polícia Civil, que busca coibir as ações criminosas dentro dos ônibus. “Sabemos que muitas dessas denúncias serão feitas após a ocorrência, mas vai ser mais uma forma de ajudar a polícia nas investigações”, frisa o delegado Joel Venâncio, coordenador da Polícia Civil na Força-tarefa Coletivos. O sigilo da identidade do denunciante é garantido pela corporação.
De acordo com a SDS, a Força-tarefa Coletivos é resultado de uma parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte e as empresas de ônibus. Segundo a pasta, o trabalho consiste em reuniões semanais para discutir os fatos ocorridos a cada sete dias e implementar reforços na segurança em determinados locais ou linhas de ônibus em que há mais registro de assaltos.
A SDS também informou que o trabalho da Força-tarefa Coletivos rendeu, desde agosto, a diminuição nos números de assaltos a ônibus em relação a 2016. Em outubro de 2017, foram registradas 65 ocorrências em todo o estado, enquanto, no mesmo mês do ano anterior, foram contabilizados 107 casos. Ainda de acordo com a pasta, foram presos 272 suspeitos de assalto a ônibus entre os meses de janeiro a outubro de 2017.
Número de assaltos a ônibus em Pernambuco
2016 | 2017 | |
Agosto | 145 | 155 |
Setembro | 132 | 75 |
Outubro | 107 | 65 |
Ainda assim, as ocorrências são praticamente diárias, pois, em outubro de 2017, 28 dos 31 dias do mês tiveram registro de assalto a ônibus. "Não há nada a comemorar. Ainda há muito a fazer para diminuir essas ocorrências e trazer segurança à população pernambucana. Essa operação não tem data para acabar, porque queremos melhorar cada vez mais o serviço de segurança nos coletivos em Pernambuco", ressalta o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.
Em relação à disparidade com os números apresentados pelo Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, que contabilizou 281 ocorrências criminosas em ônibus em outubro de 2017, a SDS não sabe precisar o que causa a diferença entre as contagens, mas explica que o cálculo do estado é feito com base no assalto ao apurado através das tarifas do ônibus. "Quando os passageiros são assaltados, consideramos como assalto a transeunte dentro do ônibus", explica o secretário executivo de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire.
Segundo a SDS, os próximos passos para fortalecer as ações da Força-tarefa Coletivos incluem melhorias no videomonitoramento dos ônibus, o foco nos principais assaltantes, a análise do ambiente de terminais integrados de passageiros e do entorno desses locais.
G1