Paula Cavalcante
Foto: Paula Cavalcante/ Portal Nova Mais
O município de Palmares, na Mata Sul pernambucana, comemora 139 anos de emancipação política neste sábado (9). Conhecido como a “Terra dos Poetas”, o lugar é berço de escritores como Ascenso Ferreira e Hermilo Borba Filho, e já sediou um Clube Literário. O Portal Nova Mais conversou com quatro autores integrantes da Academia Palmarense de Letras (APLE) para saber como anda o cenário atual da literatura. Eles falaram sobre como anda a produção de obras; os desafios em ser escritor; e iniciativas para estimular e leitura. Confira:
Professora Socorro Duran
Foto: Paula Cavalcante/ Portal Nova Mais
Portal Nova Mais – Como está a atual produção de livros em Palmares?
Professora Socorro Duran - “Com o nascimento da Academia, nós percebemos que realmente está borbulhando. Durante todo esse período já publicamos 14 livros. Todos que fazem parte da Academia estão produzindo. Não só os da APLE, muitas pessoas me procuram e me mostram o trabalho, com livros prontos para publicar”.
Conceição Ramos
Foto: Paula Cavalcante/ Portal Nova Mais
Portal Nova Mais – Como tem sido o trabalho das mulheres na Academia Palmarense de Letras?
Conceição Ramos - “É um trabalho bastante prazeroso. Nós temos 27 homens e quatro mulheres acadêmicas. Então nós tentamos fazer o nosso lema, que é ‘Respeito, Amor e Harmonia’ e trazer, entre tantas figuras masculinas, um pouco do perfume feminino."
Vilmar Carvalho
Foto: Paula Cavalcante/ Portal Nova Mais
Portal Nova Mais - Quais os desafios de ser escritor hoje em Palmares?
Professor Vilmar Carvalho - “Primeiro é dar conta da tradição literária da cidade. É muita responsabilidade escrever em Palmares, a terra que tem essa tradição desde o século XIX, com o Clube Literário, e tem dois expoentes: na poesia, que é Ascenso Ferreira; e outro na prosa, romance e teatro que é Hermilo Borba Filho. Então é desafio fazer literatura. A sociedade de Palmares e de Pernambuco têm que reconhecer o esforço nosso em fazer uma literatura constantemente e de boa qualidade”.
Portal Nova Mais - Com as novas tecnologias, é importante também divulgar os trabalhos nas redes sociais?
Professor Vilmar Carvalho – “Cada época é assim: o artista, poeta, pintor, em cada época que a tecnologia muda, nós temos que acompanhar. Nós temos que incentivar o livro físico, tradicional; mas nós temos que preparar também para colocar o texto no ambiente virtual, nos blogs, nas páginas dedicadas à literatura”.
Genésio Cavalcanti
Foto: Paula Cavalcante/ Portal Nova Mais
Portal Nova Mais - Como tem sido o seu trabalho para estimular a leitura entre os jovens aqui de Palmares?
Genésio Cavalcanti – “Nós estamos fazendo já há algum tempo um trabalho junto às escolas. Não é só sobre poesia. Eu, como poeta, costumo dizer que todo poeta que se preza tem que estar junto às escolas, junto ao alunado; passando um pouquinho do seu conhecimento, da sua cultura. Nós temos feito também um trabalho inédito em Palmares, que é o cinema. Tenho 38 filmes, todos feitos em Palmares. Eu me sinto realizado.
Portal Nova Mais - Como você avalia o atual cenário literário de Palmares?
Genésio Cavalcanti – "Tem crescido substancialmente! Diferente das décadas passadas que encontravam-se num grande colapso. E sentíamos muito! Até porque Palmares sempre foi um grande celeiro de poetas e escritores. E continuamos (a cidade) ostentando um título histórico maravilhoso: CIDADE DOS POETAS! Decidimos então, com uma grande equipe de pessoas imbuídas em contribuir para o soerguimento da nossa cultura. E fomos (re) buscando a cada dia, novos avanços, mesmo sem qualquer apoio dos órgãos competentes. E com a graça de Deus estamos abrindo novos horizontes para a literatura municipal/regional".