Publicada em 24/02/2023 às 08h42.
Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), homens armados furaram o bloqueio no rio Uraricoera e dispararam contra agentes do instituto, que haviam parado uma das embarcações dos garimpeiros.

Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: Notícias ao Minuto.
A base federal localizada na aldeia Palimiú, em Roraima,
e foi alvo de atentado na madrugada desta quinta-feira (23).
O QUE ACONTECEU?
Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e
dos Recursos Naturais Renováveis), homens armados furaram o bloqueio no rio
Uraricoera e dispararam contra agentes do instituto, que haviam parado uma das
embarcações dos garimpeiros. Os fiscais revidaram os tiros.
Um dos garimpeiros ficou ferido e foi preso pela PF (Polícia Federal) por
atacar os servidores públicos. Ele estava internado até a noite desta
quinta-feira.
Os homens desciam o rio em sete "voadeiras"
(barcos movidos a motor), de 12 metros, carregadas com cassiterita.
Drones do Ibama identificaram o minério roubado da terra indígena. Os homens
fugiram após o ataque.
De acordo com o governo, a base de controle foi instalada
no dia 7 de fevereiro e a segurança do local é feita por agentes da Força
Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama.
A base, segundo o instituto, foi criada para
"impedir a entrada de barcos com suprimentos e equipamentos para garimpos
no território yanomami".
No dia 20 foi instalada uma barreira física com cabos de
aço e desde então nenhum barco carregado se direcionou aos garimpos da região.
"Foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles
que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma
determinação do presidente Lula", afirmou Rodrigo Agostinho, presidente do
Ibama.
O Ibama solicitou à Polícia Federal o reforço da
segurança do local.
FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO.
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.