
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Tiago Brito / Reprodução: Diário de Pernambuco.
Os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da rede privada e
vinculados aos municípios promoveram mais um ato no Recife, nesta segunda-feira
(13/03), para marcar o quarto dia de greve em Pernambuco. A categoria, que
defende a implantação e implementação do piso e reivindica melhores condições
de trabalho, iniciou uma caminhada na Praça do Derby com destino a Ilha do
Leite, considerado o maior polo hospitalar do Nordeste.
Na última semana, o desembargador Paulo Romero de Sá
Araújo foi favorável ao pedido do Sindicato Profissional dos Auxiliares e
Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe) e rejeitou a solicitação da
Prefeitura do Recife de suspenção da greve dos trabalhadores da rede municipal.
A próxima atividade do movimento paredista acontecerá nesta terça (14) em
frente à sede do Governo Municipal, a partir das 8h.
Com a paralisação da categoria, os atendimentos serão
realizados da seguinte forma: Atenção Básica (PSF, UBT, PACS), serviços
ambulatoriais e aqueles que não funcionam 24h - 100% parados, Serviços de média
e alta complexidade (policlínicas, maternidades, centros de parto normal e
hospitais, exceto serviços de urgência) - 50% parados, serviços de urgência,
emergência, bloco cirúrgico, SRPA, UTI e centros exclusivos de vacinação contra
Covid-19 - 20% parados.
"Hoje, quarto dia de greve, a adesão da categoria
segue crescendo nos setores privado e nos municípios. Não descansaremos até que
cada centavo do piso salarial da enfermagem esteja no bolso de cada
trabalhador", assegurou o presidente do Satenpe, Francis Herbert.
ALEPE - No final da tarde deste terça (13),
representantes das entidades da enfermagem se reunirão com o presidente da
Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, junto com outros
parlamentares para discutir o apoio da Casa à pauta da categoria. Em seguida, o
Satenpe promoverá uma assembleia virtual com os trabalhadores para debater
sobre o planejamento da greve.
SALÁRIO - Sancionado pelo ex-presidente Jair
Bolsonaro, em agosto de 2022, o piso nacional dos Auxiliares e Técnicos
de Enfermagem, Enfermeiros e Parteiras foi suspenso pelo Supremo Tribunal
Federal (STF) no mês seguinte. As categorias aguardam uma definição do texto
da Medida Provisória e da data que será encaminhada ao Congresso Nacional pelo
presidente Lula.
Os salários serão reajustados da seguinte forma: Auxiliares de Enfermagem (R$ 2.375); Técnicos de Enfermagem (R$ 3.325), Enfermeiros (R$ 4.750) e Parteiras: (R$ 2.375).
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.