Publicada em 20/03/2023 às 10h00.
Com mais de 40 anos de carreira, Cissa se empolga ao falar da estreia em séries.

Cissa Guimarães / Reprodução: Notícias ao Minuto.
Cissa Guimarães, 65, anda com a agenda movimentada. Corre
pra lá, corre pra cá, planeja a programação infantil com os netos (um menino e
duas meninas), ao mesmo tempo em que estuda alguns textos e organiza os
compromissos da semana. Ela dá boas risadas ao falar de sua rotina, e vai
contando as novidades.
A principal delas é o retorno à atuação. "A minha primeira profissão é
atriz", reforça a também apresentadora, que esteve na equipe do finado
Video Show por mais de 15 anos e na última década comandou diferentes programas
na Globo.
Com mais de 40 anos de carreira, Cissa se empolga ao falar da estreia em
séries. Revela ao F5 ter ficado surpresa com sua saída da emissora carioca e
também que foi convidada a apresentar um programa diário ("Mistura de
Encontro e Mais Você") na Band, no ano passado, mas não fechou nada. Por
enquanto. "Essa história ainda está guardadinha", confidencia.
Empolgada com o que define como um "recomeço'", Cissa quer novos
convites, mas não esconde que pretende analisar bem antes de um possível
"sim". "A única coisa que eu quero na minha idade, com filhos e
netos, é poder fazer as coisas em que acredito. Os boletos chegam, preciso
pagar, claro, mas tenho que ter prazer em trabalhar". Leia entrevista a
seguir:
Pergunta - "Salve Jorge" (2012) foi a sua última novela. Foram 10
anos longe da teledramaturgia e agora você volta com duas séries...
Resposta - (interrompendo) A minha primeira profissão é atriz. Eu sou atriz e
mesmo trabalhando como apresentadora ao longo desses anos, não deixei o palco.
Fiquei nove anos com a peça "Doidas e Santas" e queria mesmo voltar
fazer novelas. Amo e até confesso que estava um pouco triste em não poder
trabalhar em uma novela.
Pergunta - Série é mesmo diferente de novela? Sentiu isso?
Resposta - É completamente diferente (risos). Linguagem, direção, posicionamento
da câmera... No início, fiquei assustada. Bateu insegurança e até medo. A
alegria de voltar a um set de gravação fez com que aquela sementinha da atriz
crescesse rapidamente e tudo foi muito mágico. E olha que eu estava pensando em
tirar um ano sabático, aí aconteceu essa reviravolta toda na minha vida.
Pergunta - Como assim?
Resposta - Me desliguei da Globo no final de outubro e fiquei bem chateada.
Pensei em ficar quietinha no meu canto, curtindo um período sabático e aí o
José Junior (fundador do AfroReggae) me convidou para gravar 'A Divisão"
(quarta temporada ainda inédita no Globoplay). A primeira resposta foi não
(risos). Só que ele insistiu e aceitei. Interpreto uma juíza muito rigorosa,
que tem o filho sequestrado.
Pergunta - É um personagem diferente na sua carreira?
Resposta - Com certeza. Margareth Rosenbaum é inspirada na juíza Patrícia
Acioli, que foi assassinada em 2011 por milicianos que estavam sendo julgados
por ela. É uma personagem tem um conflito muito interessante entre o que está
dentro da lei e o que é preciso fazer para salvar o seu filho. Para mim, que
sou uma pessoa mais do humor, é um desafio enorme. Me tira completamente do
lugar.
Pergunta - Ficou surpresa ao não ter o contrato renovado com a Globo?
Resposta - Foi uma surpresa. O meu contrato estava acabando e jurava que ia ser
renovado. Quando fui chamada para conversar... Na hora, eu senti. É horrível,
mas pelo andar da conversa, a gente saca. Tomei um susto. Não entendi nada
porque me sentia à vontade no programa e acreditava que o público gostava de
mim.
Pergunta - Qual foi o motivo alegado pela emissora?
Resposta - Alegaram questões financeiras, mas não poderia ser porque a Patrícia
Poeta ganhava três vezes mais do que eu e ficou. Continua lá. O André Marques
também ganhava mais, continuou, mas depois saiu. Enfim. Fiquei triste, mas
acredito muito que temos ciclos que são fechados para outros se abrirem.
Pergunta - Ficou alguma mágoa ou ressentimento?
Resposta - Nenhuma. Zero mágoa porque foram 46 anos de Globo. Por Deus. Tive
uma relação excelente e só tenho gratidão.
Pergunta - É verdade que você recebeu um convite da Band?
Resposta - Recebi. A direção da Band me ligou para apresentar um programa
estilo mistura de Encontro e Mais Você lá em São Paulo. Era uma atração diária
com não sei quantas horas no ar. Chegamos a conversar e foram meses de
negociações, mas não rolou. O Faustão chegou a me ligar, o convite partiu dele,
que me pediu para esperar: 'Não aceita nada'. Segurei até onde pude, mas aí
vieram os convites das séries. Outro dia mesmo conversei com o Fausto e ele me
falou que a ideia não está totalmente descartada. Essa história da Bandeirantes
ainda está guardadinha.
Pergunta - Você falou que se sente renovada como atriz, mas também tem uma
esperança em ser apresentadora da Band. Você tem outros projetos em vista?
Resposta - Eu quero mais convites para trabalhar como atriz. Na verdade, quero
fazer tudo (risos) porque estou super motivada. Vou voltar com a peça 'Doidas e
Santas', que completou dez anos durante a pandemia, e eu não pude fazer um
encerramento digno. É um fenômeno que merece ser fechado com chave de ouro.
Pergunta - Alguma coisa na televisão?
Resposta - Tem uma série mas ainda não bateram o martelo. Enfim, estou aberta
as propostas e a única coisa que eu quero na minha idade com filhos e netos é
poder fazer as coisas em que acredito. Os boletos chegam, preciso pagar, claro,
mas tenho que ter prazer em trabalhar.
FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO.
Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.