Publicada em 20/03/2023 às 10h49.
ICMBio estuda colocação de salva-vidas em praia de Noronha onde turista de São Paulo morreu afogado
Visitante tinha 70 anos e morreu na praia do Sancho, no sábado (18).

Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: G1.


A direção do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) informou, nesta segunda (20), que estuda a possibilidade de colocar guarda-vidas na área do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, onde fica a praia do Sancho. No sábado (18), um turista de São Paulo, que tinha 70 anos, morreu afogado no local.


A chefe do ICMBio, Carla Guaitanele, declarou que o contrato com a Econoronha , empresa responsável pelos serviços turísticos do parque, não prevê a presença de salva-vidas, mas que a direção do órgão trabalha com "alternativas".


“Sabemos da necessidade e, por isso, é uma demanda em andamento. Mesmo com guarda-vidas, é importante que os operadores estejam capacitados. Essa parceria está sendo discutida com o Corpo de Bombeiros de Pernambuco”, disse Carla Guaitanele.


O comandante do Corpo de Bombeiros em Noronha, capitão Carlos Araújo, declarou que a corporação presta socorro em casos urgentes, mas não atua de forma permanente no Parque Nacional Marinho, já que se trata de uma área federal.


“Essa área é de responsabilidade do ICMBio. Além disso, o Corpo de Bombeiros não tem efetivo suficiente para manter pessoal permanente na reserva”, afirmou o comandante.


O capitão declarou, ainda, que mesmo com essas restrições, a questão pode ser solucionada. “Caso seja firmado um termo de cooperação, os bombeiros podem atuar de forma mais efetiva na reserva”, falou o comandante Carlos Araújo.


Atualmente, o Corpo de Bombeiros disponibiliza salva-vidas em três praias da zona urbana: Porto de Santo Antônio, Praia do Cachorro e Praia da Conceição.

Uma embarcação fica disponível para atendimento em outras áreas, na zona urbana e no Parque Nacional Marinho.


Remoção do corpo


A assessoria de Comunicação da Administração da Ilha informou que o corpo do turista que morreu no sábado foi transferido para exames no Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife, na madrugada desta segunda.

 

“A remoção foi realizada em parceria com a Aeronáutica, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou de Noronha por volta da 1h desta segunda (20)”, informou o governo local, por meio de nota.



FONTE: G1.



Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI