Um deslizamento de terra em uma barreira derrubou diversas árvores na rodovia AL-465, pista que dá acesso ao município de Porto Calvo, na manhã da ultima segunda (30). O solo da barreira cedeu em decorrência das fortes chuvas que atingem a região. Parte da estrada ficou interditada por conta da vegetação e do barro, que desceu para a pista, ocupando metade da estrada, no sentido que vai de Maragogi a Porto Calvo ou de Maceió a Maragogi.
Quem passa pela estrada nesse sentido da via, onde há uma curva perigosa, tem que pegar a contramão em um trecho da rodovia para seguir o caminho. A situação é considerada preocupante nesse momento, pois o risco de acidente é alto.
Segundo a Secretária de Infraestrutura de Porto Calvo, Raquel Maria da Silva, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) já foi acionado. “Estamos esperando o DER para sinalizar a pista e resolvermos juntos a situação. O município vai disponibilizar equipamentos para fazer a retirada das árvores que caíram na pista e cortar outras que estão em situação crítica”, disse a secretária.
O serviço deve ser iniciado às 15h e, de acordo com Raquel, terá duração de aproximadamente uma hora. A população já começou a sinalizar a pista com galhos de árvores.
Rachadura
Já na ponte localizada sobre o Rio Tapamandé, também em Porto Calvo, há uma rachadura antiga que vem aumentando com a degradação do solo e as fortes chuvas sazonais. A ponte faz a ligação da pista na AL-465 e apresenta um risco aos condutores que passam pelo local.
Para tentar minimizar os riscos e dar maior sustentação, foi colocado um amontoado de pedras grandes com areia na parte inferior da ponte, mas a medida paliativa já demonstra que não será suficiente, já que as chuvas estão dissolvendo o barro.
Raquel disse que essa também será uma das pautas a tratar com o engenheiro do DER.
Ponte do Rio Tapamandé apresenta rachaduras (Foto: Bárbara Pacheco)