
Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva / Reprodução: Notícias ao Minuto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita o
Recife nesta quarta-feira (22) para participar da cerimônia de relançamento do
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da recriação do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Rural Sustentável. O ato vai ser realizado no Ginásio de
Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). Lula vem ao estado acompanhado do
ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo
Teixeira.
Na capital pernambucana, o chefe do Executivo nacional
irá assinar uma medida provisória para viabilizar os projetos. O PAA terá
investimento de R$ 500 milhões para todo o país. As ações foram uma das marcas
do governo do Partido dos Trabalhadores, mas acabaram paralisadas no governo do
ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A solenidade no Geraldão irá contar com a presença do
prefeito do Recife, João Campos (PSB). Entre outros pontos que serão discutidos
ao longo da visita estão as obras da Transnordestina, postas em debate desde o
último mês de fevereiro pela governadora Raquel Lyra (PSDB), que participou de
encontro com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.
João Campos já havia se encontrado com Lula, no último
dia 10, em Brasília, em dois eventos estratégicos para municípios em todo o
país. Nesse período,
houve o anúncio sobre o reajuste em até 39% do valor
destinado à merenda escolar a partir deste mês de março. O governo federal apresenta
uma estimativa de investir R$ 5,5 bilhões, ainda em 2023, nos valores para
repasses aos estados e municípios pelo Programa de Alimentação Escolar, o que
beneficiará cerca de 40 milhões de alunos de escolas públicas.
Em reunião, o presidente Lula e o prefeito João Campos
ainda conversaram sobre o lançamento da plataforma Mãos à Obra, que tem o
objetivo de retomar
empreendimentos em parcerias com os municípios e
estados.
PALÁCIO
Antes de seguir para o encontro com João Campos, Lula
será recebido pela governadora Raquel Lyra,emeventoaportas fechadas no Palácio
do Campo das Princesas, onde assinará a homologação do acordo sobre a gestão
compartilhada do Arquipélago de Fernando de Noronha.
No dia 11 deste mês, a União e o Governo de Pernambuco
assinaram um protocolo para divisão da responsabilidade pela administração da
ilha. Raquel
Lyra também deve aproveitar a agenda para abordar a definição do Ramal do Sertão, para Suape, na Transnordestina.
FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO.