
Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: Diário de Pernambuco.
Em sua primeira visita ao estado desde que foi eleito -
em 2022 - para o terceiro mandato à frente da Presidência da República, Luiz
Inácio Lula da Silva (PT) não mediu esforços para dar continuidade à tônica do
discurso de união de forças pela reconstrução do país. Durante toda a agenda
presidencial em Pernambuco, ontem (22), o chefe do Palácio do Planalto fez
questão de prestigiar aliados e fazer gestos em deferência a setores que, no
curso das últimas eleições, não caminharam lado a lado com o projeto de
retomada do poder liderado por ele.
Após solenidade para a homologação do acordo de gestão
compartilhada da Ilha de Fernando de Noronha, no Palácio do Campo das
Princesas, Lula participou de um almoço com autoridades na sede do Executivo
estadual. Em seguida, o presidente se dirigiu ao estádio do Geraldão, no bairro
da Imbiribeira, para o ato de relançamento do Programa de Aquisição de
Alimentos (PAA).
Diante de militantes e apoiadores, Lula destacou a
importância do PAA para a melhoria da qualidade de vida da população e dos
trabalhadores do campo. O presidente reiterou o compromisso de combater a fome
e assegurou que vai continuar a trabalhar até “que todos possam comer ao menos
três vezes ao dia”.
“Quero dizer ao Brasil, através dos ouvidos abertos do
povo de Pernambuco, que nós voltamos a governar esse país para mudar a
história. [...] Quem nunca passou fome não sabe quanta falta faz comer. Quem
nunca comeu pão até os sete anos de idade, como eu não comi, não sabe que falta
faz um pedaço de pão. Então se Deus me fez chegar até aqui, não vou desistir
antes de cumprir a profecia de que esse povo tem que comer três vezes ao
dia", disse Lula.
OUTROS ANÚNCIOS
Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD)
divulgou uma parceria entre a pasta, a Universidade Federal de Pernambuco e a
Universidade Federal Rural de Pernambuco voltada à compra de insumos de
comunidades de pescadores artesanais - os produtos serão destinados às cozinhas
dos restaurantes universitários. A parceria prevê, ainda, assistência aos
pescadores com foco em cursos de capacitação para que os trabalhadores consigam
alcançar novos mercados compradores.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana
Santos (PCdoB), por sua vez, assinou um acordo de cooperação com o Governo de
Pernambuco para a implantação de um sistema que vai permitir o monitoramento 24
horas por dia de áreas de risco afetadas por enchentes e alagamentos. A ideia é
colocar à disposição da Região Metropolitana do Recife um alerta de riscos em
tempo real.
Já a diretora socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Tereza Campello (PT), comunicou a implementação de um programa que vai destinar R$ 1 bilhão para 250 mil agricultores do Nordeste, batizado de Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste.
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.