
Imagem meramente ilustrativa / Reprodução: Diário de Pernambuco.
A governadora Raquel Lyra (PSDB) reuniu, nesta
segunda-feira (10), todo o secretariado do primeiro escalão do Governo de
Pernambuco para apresentar um diagnóstico detalhado da atual situação do estado
e um balanço dos 100 primeiros dias de gestão. O encontro foi realizado no
Palácio do Campo das Princesas. Durante a reunião, a gestora reafirmou a
bandeira de trabalhar para melhorar a gerência do dinheiro público e destacou o
compromisso em efetuar cortes de “despesas desnecessárias”.
Raquel declarou que os secretários estaduais conseguiram,
ao longo de pouco mais de três meses de governo, produzir um amplo diagnóstico
sobre os principais problemas enfrentados nas secretarias. Essa análise,
segundo a governadora, irá nortear os próximos passos da gestão, no sentido de
permitir que adotem-se decisões mais eficientes e centralizadas.
“Realizamos muitos projetos importantes nesses primeiros
100 dias de governo, a exemplo do Cuida PE. Colocamos um efetivo maior de
policiais nas ruas, garantimos a entrega de novas estradas e alavancamos o
turismo de Pernambuco. E é assim que vamos continuar trabalhando, com
compromisso, responsabilidade, verdade e transparência para nossa população”,
afirmou Raquel.
O diagnóstico apresentado pela governadora Raquel Lyra
vai ser encaminhado aos órgãos de controle do estado, como o Ministério Público
e o Tribunal de Contas de Pernambuco, além da Assembleia Legislativa (Alepe).
“Seguiremos firme no nosso mandato para conseguir fazer as entregas que nos
comprometemos com o povo pernambucano e fazer novamente do estado líder do
Nordeste e uma referência para o Brasil”, garantiu Raquel.
AÇÕES
Além de ter ampliado a criação de novas escolas em tempo
integral e entregado unidades habitacionais, a gestora citou entre as
principais ações realizadas nos 100 primeiros dias o reforço na saúde, com
novos residentes e leitos; e na segurança, com aumento do efetivo policial e a
ampliação das Delegacias da Mulher abertas 24 horas. Raquel destacou ainda que
ao longo do período foram entregues “mais títulos de propriedade do que nos
últimos quatro anos [do governo do PSB]”.
“E podemos fazer muito mais. Esse trabalho não é de um
só, e só iremos conseguir fazê-lo se trabalharmos juntos com a população,
trazendo transparência para as pessoas, permitindo que cada real pago de
imposto dos pernambucanos seja devolvido a nossa população em forma de serviços
de melhor qualidade”, enfatizou a governadora.
CRÍTICAS
Em relação às duras críticas à sua gestão, Raquel Lyra afirmou enfatizou o papel da oposição no exercício da democracia, mas salientou que a fiscalização precisa ser exercida de forma responsável. “Vivemos em uma democracia e a crítica precisa existir sempre, mas precisa ser muito responsável porque quem já esteve aqui, no governo do estado, durante oito anos, fala de problemas herdados dos últimos anos de gestão como se fossem atuais, como se tivessem sido iniciados na minha gestão”, pontuou.]
FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO.