Publicada em 01/12/2015 às 09h33.
CPB divulga candidatos a melhor atleta de 2015 no voto popular
Público pode votar pela internet até o dia 9, data da carimônia de premiação no Rio

Depois de anunciar os 22 melhores atletas de cada modalidade em 2015, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou nesta terça-feira os seis candidatos ao prêmio popular nas categorias masculino e feminino. Entre os homens concorrem o nadador Daniel Dias, o velocista Felipe Gomes e o canoísta Luis Carlos Cardoso. Entre as mulheres, as candidatas são a nadadora Joana Neves, a lançadora e arremessadora Shirlene Coelho e a saltadora Silvânia Costa.


O público poderá votar pelo site oficial do evento ou pelo Facebook oficial do CPB até o dia 9 de dezembro, data da festa do Prêmio Paralímpicos. No evento, no Rio de Janeiro, os vencedores serão divulgados. Conheça melhor o perfil de cada candidato.


JOANINHA


Nome: Joana Maria Jaciara da Silva Neves
Modalidade: natação - Classe: S5
Data e local de nascimento: 14/02/1987, Natal/RN
Principais conquistas em 2015: Mundial de Glasgow: ouro nos 50m livre e no revezamento 
Parapan: ouro nos 50m livre , 100m livre, 200m livre,  50m borboleta e no revezamento 4x50m livre misto 



História:
 Joana teve acondroplasia com apenas 1 ano e 6 meses de vida. Começou a praticar natação aos 10 anos por recomendação médica e, aos 13, a competir. Já aos 14, participou da primeira competição internacional. Em Londres 2012, defendeu o Brasil pela primeira vez em uma edição dos Jogos Paralímpicos.


O que diz a atleta: “Quando soube que concorreria, fiquei muito emocionada e feliz. Sensação parecida de quando soube que estava grávida. Muitos querem este prêmio, mas pouco têm a chance de concorrer. A indicação mostra que tudo valeu a pena. Todo o trabalho, a dedicação e o esforço para conquistar medalhas.”

 

Joaninha (ao centro) bom desempenho no Mundial e no Parapan (Foto: Washington Alves/MPIX/CPB)

 

SILVANIA


Nome: Silvania Costa de Oliveira
Modalidade: atletismo - Classe: T11
Data e local de nascimento: 23/05/1987, Três Lagoas/MS
Principais conquistas em 2015: Ouro no salto em distância no Mundial de Doha e nos Jogos Parapan-Americanos


História: Desde criança, Silvania tem uma enfermidade chamada Doença de Stargardt, por isso, sua visão regride paulatinamente. Seu encontro com esporte ocorreu aos 18 anos, como uma ferramenta de inserção social. 

Silvânia foi a única a saltar acima dos 5m na final do salto em distância T11 em Doha (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB)

SHIRLENE


Nome: Shirlene Santos Coelho
Modalidade: atletismo - Classe: F37
Data e local de nascimento: 19/2/1981, Corumbá/GO
Peso: 64kg
Altura: 1,69m
Principais conquistas em 2015: Mundial de Doha: ouro no lançamento de disco

Jogos Parapan-Americanos de Toronto: ouro no lançamento de dardo, bronze no arremesso de peso e no lançamento de disco


História: Atual recordista mundial no lançamento de dardo, Shirlene Coelho possui paralisia cerebral (hemiplegia) adquirida ainda durante a gestação. Soberana nas provas de campo no Brasil, a atleta já conquistou várias medalhas internacionais.


O que diz a atleta:“É a minha segunda indicação ao prêmio de melhor atleta do ano. A primeira foi em 2012. E, claro, fico sempre muito feliz. É um reconhecimento pelo trabalho bem feito. Foi um ano bem difícil para mim, tive algumas lesões e isso assustou um pouco. Achei que a temporada não seria tão boa. Mas consegui superar, chegar bem nas duas maiores competições (Parapan e Mundial) e conquistar medalhas.”

 

Shirlene Coelho no lançamento de dardo em Dubai (Foto: Divulgação CPB)

 

DANIEL 


Nome: Daniel de Faria Dias
Data e local de nascimento: 24/05/1988, Campinas/SP
Modalidade: natação - Classe: S5
Principais conquistas em 2015:
Mundial de Glasgow: ouro nos 50m costas, nos 50m, 100m, 200m, 4x50m livre misto, 50m borboleta, 100m peito e prata nos 4x100m livre
Jogos Parapan-Americanos de Toronto: ouro 50m, 100m e 200m livre, 50m borboleta, 50m Costas, 4x50m livre Misto, 4x100m livre e 4x100m medley  


História: Daniel nasceu com má formação congênita dos membros superiores e da perna direita. Apaixonado por esportes, descobriu o esporte paralímpico ao assistir pela TV o nadador Clodoaldo Silva em uma das provas dos Jogos Paralímpicos de Atenas-2004. Destaque em competições desde 2006, época do seu primeiro Mundial, Daniel já recebeu o troféu Laureus, considerado o “Oscar do Esporte”, duas vezes: em 2009 e em 2013.


O que diz o atleta:“Estou muito feliz por estar concorrendo ao prêmio novamente. Foi um ano especial, pois obtive ótimos resultados tanto no Mundial quanto no Parapan. Para coroar, a indicação. É um privilégio”

 

Daniel Dias no Parapan (Foto: Divulgação/MPIX/CPB)

 

FELIPE


Nome: Felipe de Souza Gomes
Modalidade: atletismo - Classe: T11
Data e local de nascimento: 26/04/1986, Campos dos Goytacazes/RJ
Principais conquistas em 2015: Mundial de Doha: ouro nos 200m e prata nos 100m
Jogos Parapan-Americanos de Toronto: ouro nos 400m, no revezamento 4x100m e prata nos 200m


História:  O velocista começou a perder a visão aos seis anos devido a um glaucoma congênito, seguido de catarata e de descolamento de retina. Passou pelo futebol de 5, pelo goalball e, em 2003, conheceu o atletismo.


O que diz o atleta: “É muito gratificante receber esta indicação. É um reconhecimento. Fico feliz e acho que é tão importante quanto ganhar medalhas. A indicação vem para coroar todo o trabalho. Foi um ano muito importante, pré-Jogos Paralímpicos, e o prêmio dá ainda mais força para continuarmos trabalhando”  

 

Após sofrer punição e perder título nos 400m, Felipe Gomes celebra o ouro nos 200m T11 do Mundial (Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB)

 

LUIS


Nome: Luis Carlos Cardoso da Silva
Modalidade:  canoagem - Classe: A (V1)
Data e local de nascimento: 11/12/1984, Picos/PI
Principais conquistas em 2015: Mundial de Milão:  ouro nos 200m KL1 e nos 200m VL1 Pan-Americano de São Paulo: ouro nos 200m VL1


História: Luis Carlos sempre foi adepto do esporte, principalmente a dança. Trabalhou como professor de dança até os 16 anos. Fez trabalhos em programas de TV e coreografando algumas bandas de forró. Na data de seu aniversário, em 2009, o piauiense deu entrada no pronto socorro de São Bernardo do Campo sentindo fortes dores pelo corpo. Lá, constataram que um parasita havia se alojado em sua medula, deixando-o paraplégico. Conheceu a canoagem em 2011, como forma de reabilitação, e rapidamente se apaixonou pelo esporte, tendo resultados expressivos em poucos meses de treino em competições nacionais e pan-americanas. Hoje, é um dos principais atletas da modalidade.

 

Luis Carlos Cardoso é um dos principais nomes da canoagem do país atualmente (Foto: Divulgação CPB)

 

O que diz o atleta:“Eu estou muito feliz, de verdade, por ser indicado ao prêmio de melhor atleta do meu país. Fico contente, pois foi um ano em que vivi muitas coisas. Houve baques muito fortes na minha trajetória, pois tive de me reinventar como atleta da canoagem. Chegar ao fim do ano e conseguir ser indicado ao prêmio é uma felicidade muito grande. Não tenho como descrever a honra. No início do ano, não acreditava nem sequer que estaria no Mundial. Consegui ir e conquistar duas medalhas” 


FONTE: GLOBO ESPORTE

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI