Paraguai encerra tabu de 16 anos e derrota o Brasil pelas Eliminatórias / Foto: g1.
O Brasil enfrentou uma nova frustração nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2026 ao perder para o Paraguai por 1 a 0 nesta terça-feira (10), no Defensores del Chaco, em Assunção. Com a derrota, o Brasil encerra uma série de 16 anos sem perder para os paraguaios.
O único gol da partida foi marcado por Diego Gómez aos 18 minutos do primeiro tempo. O meio-campista do Inter Miami recebeu na entrada da área, driblou Bruno Guimarães e finalizou com precisão de trivela no canto direito, sem chance para o goleiro Alisson.
A derrota representa uma quebra significativa para o Brasil, que não perdia para o Paraguai desde 2008, quando sofreu uma derrota por 2 a 0 pelas Eliminatórias da Copa de 2010. Desde então, as seleções se enfrentaram dez vezes, com cinco vitórias brasileiras e cinco empates. Além disso, o Paraguai eliminou o Brasil em duas ocasiões nas quartas de final da Copa América, em 2011 e 2015, ambas decididas nos pênaltis.
No último encontro antes da partida desta terça, na Copa América dos Estados Unidos, o Brasil venceu o Paraguai por 4 a 1, com gols de Vinicius Junior (duas vezes), Savinho e Lucas Paquetá.
A seleção brasileira dominou historicamente os confrontos contra o Paraguai, com 50 vitórias, 22 empates e 12 derrotas em 84 encontros. Apesar da ampla vantagem, o Brasil não conseguiu superar a forte defesa paraguaia e teve dificuldades em criar oportunidades claras.
No jogo, o técnico Dorival Júnior fez mudanças no time, substituindo Luiz Henrique por Endrick e promovendo alterações na segunda etapa. As substituições inicialmente melhoraram o desempenho da equipe, que pressionou o Paraguai principalmente pela direita, com destaque para o atacante do Botafogo. Contudo, as tentativas não resultaram em gols.
A melhor chance do Brasil foi aos 28 minutos do segundo tempo, quando Vinicius Junior chutou forte, mas a bola foi defendida por Gatito Fernández.
O Paraguai contou com vários jogadores atuando no futebol brasileiro, como o goleiro Gatito Fernández (Botafogo), o zagueiro Junior Alonso (Atlético-MG), e os volantes Bobadilla (São Paulo) e Villasanti (Grêmio).
A derrota faz com que o Brasil caia para a quinta posição na tabela das Eliminatórias, com 10 pontos. A liderança é da Argentina, que perdeu para a Colômbia por 2 a 1 e soma 18 pontos. O próximo jogo do Brasil será contra o Chile fora de casa no dia 10 de outubro, seguido por um confronto contra o Peru em Brasília no dia 15.
Ficha Técnica:
Paraguai 1 x 0 Brasil
Estádio: Defensores del Chaco, Assunção
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Gol: Diego Gómez (18’)
Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana (Estêvão); André, Bruno Guimarães (Luiz Henrique) e Lucas Paquetá (Gerson); Rodrygo (Lucas Moura), Endrick (João Pedro) e Vinicius Junior. Técnico: Dorival Júnior
Paraguai: Gatito Fernández; Juan Cáceres, Balbuena, Junior Alonso e Alderete; Diego Gómez, Bobadilla e Villasanti; Almirón (Cuenca), Enciso (Riveros) e Isidro Pitta. Técnico: Gustavo Alfaro.
FONTE: NOTÍCIAS AO MINUTO.