A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou, na segunda-feira (6), mudanças nos pesos de algumas matérias e em notas mínimas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As alterações atingem 14 cursos de graduação e valem para o processo seletivo de 2017, que se baseia nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a serem realizadas em novembro deste ano.
Em 2016, para o ingresso por meio do Sisu, a UFPE ofertou vagas em 96 cursos. Em Pernambuco, mais de 447 mil candidatos confirmaram a participação no Enem. De acordo com a UFPE, haverá mudanças de peso de disciplina e/ou nota mínima em cursos tradicionais e de grande procura como medicina, odontologia e administração, no Campus do Recife.
Também sofrerão alterações arquitetura e urbanismo, enfermagem, engenharia cartográfica e de agrimensura, engenharia de produção, fisioterapia, hotelaria, matemática (bacharelado), nutrição, química (bacharelado) e terapia ocupacional, além de Design, no Campus de Caruaru, no Agreste.
De acordo com explicações da instituição de ensino, o peso da prova de Matemática foi reduzido de 3 para 2,5 nos cursos de administração e medicina. Esse meio ponto foi remanejado para Códigos e Linguagens e Ciências da Natureza, respectivamente.
Em dois cursos tradicionais, houve um aumento da nota mínima. Em arquitetura, era preciso tirar de 100 a 250, de acordo com cada prova, e agora é preciso tirar entre 200 e 450. Em odontologia, as notas mínimas também iam de 100 a 250 e agora vão de 300 a 400. Veja aqui a nova lista de pesos e notas dos cursos da UFPE.
As alterações foram sugeridas pelos colegiados dos cursos e levaram em conta uma análise do perfil dos ingressantes (ampla concorrência e cotistas) e da taxa de evasão no primeiro ano de curso.
A lista de pesos e notas mínimas costuma ser divulgada em conjunto com o edital do Sisu, mas a Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proacad) optou por antecipar a divulgação para os candidatos poderem se preparar com mais tranquilidade. A ideia é permitir que o candidato tenha condições de priorizar as disciplinas mais importantes para o seu ingresso na universidade.
Provas
Este ano, o Enem ocorrerá em 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia).
No segundo dia, serão aplicadas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), Redação e Matemática e suas tecnologias.
G1