Publicada em 07/12/2023 às 10h33.
MPPE inicia semana com ações especiais que discutem direitos humanos na segunda (11)
Evento acontece de forma descentralizada, com quatro dias de atividades diversificadas.

Ministério Público de Pernambuco / Reprodução: Folha-PE.


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) começa, na próxima segunda-feira (11), a "Semana do MPPE 2023", com foco na discussão sobre direito humano à alimentação. A abertura acontece às 8h, com a exposição "Fome: um Chamado para Ação", na área externa do Centro Cultural Rossini Alves Couto, localizado no bairro da Boa Vista, Centro do Recife. 


A abertura conta com exposição de painéis com imagens e informações textuais, registrando experiências de instituições públicas, de outras organizações e da comunidade para garantir uma alimentação saudável. Dentre elas, estão: a horta da Escola Municipal 19 de Abril, em Camaragibe (RMR), o telhado com hortaliças orgânicas da Comunidade dos Pequenos Profetas, no Recife, que atende crianças, jovens e mulheres em vulnerabilidade social, a produção da agricultura familiar e o Restaurante Popular Josué de Castro, da Prefeitura do Recife, são iniciativas mostradas nas fotos assinadas por Aline Sales, Priscilla Buhr e Rafael Sabóia.

 

A mostra ficará no local até 31 de janeiro, aberta ao público. Uma versão virtual deve ser lançada durante a Semana do MPPE. O restante do evento acontece de forma descentralizada, com quatro dias de atividades diversificadas, com exposição, palestras, painéis, lançamentos, apresentações culturais e homenagens.


“O Ministério Público é uma instituição que atua na justa defesa dos direitos e da Justiça. O tema direito humano à alimentação adequada é tão atual e importante que resolvemos abordá-lo no nosso evento. Será um momento para reflexões e também para chamar a atenção dos cidadãos, dos nossos servidores e colaboradores, para a responsabilidade que eles têm de contribuir, promover e estimular a implementação de políticas públicas em prol da alimentação da população", afirmou o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Marcos Carvalho.


Para às 10h da segunda, está programada a apresentação do painel "A Natureza Política da Fome", no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), localizado no 7° andar do prédio, no bairro de Santo Antônio, área central. A abertura é feita pelo Procurador-Geral de Justiça, Marcos Carvalho. 


Os painelistas do evento são: o professor Helder Remigio, coordenador do Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado Profissional da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e autor do livro "Josué de Castro: um pequeno pedaço do incomensurável" (2022); e a professora Juliana Souza Oliveira, que atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão e tem experiência na área de Nutrição. A mediação fica a cargo do Promotor de Justiça Rodrigo Costa Chaves.


As atividades do primeiro dia da Semana do MPPE 2023 se encerram com a apresentação cultural da Orquestra Criança Cidadã, no auditório da PGE. A programação é aberta aos integrantes do MPPE e convidados.


Na terça-feira (12), a Semana do MPPE possui quatro eventos durante a tarde, no auditório da Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco (ESMP), também no bairro de Santo Antônio.A primeira delas, das 14h às 15h30, é promovida pelo Núcleo Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequada Josué de Castro  (Núcleo DHANA), com o tema “Gente é para brilhar e não para morrer de fome: dialogando sobre o Programa Pernambuco Sem Fome”. 


Os expositores são: a Gestora de Segurança Alimentar e Nutricional (GESAN), Laís Thamires de Oliveira Muribeca; a representante do Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA), Michelle Maciel (UFRPE); e representação da sociedade civil. A mediação ficará a cargo da Promotora de Justiça do MPPE e integrante do Núcleo DHANA Josué de Castro, Milena Conceição Rezende Mascarenhas Santos.


Em seguida, das 15h30 às 17h, o CAO Cidadania realiza a atividade "O combate à fome e o papel do Ministério Público na garantia dos Direitos Humanos". O Promotor de Justiça e Coordenador do CAO Cidadania, Fabiano Pessoa, fala sobre "O direito humano à alimentação, as políticas sociais e a garantia da segurança alimentar: a contribuição do Ministério Público”.


A explanação da professora da Universidade de Pernambuco (UPE), Faculdade Damas e pesquisadora do Observatório de Protocolos Autônomos, doutora Clarissa Marques, será sobre "O direito à consulta livre prévia e informada e a defesa dos direitos de povos e comunidades tradicionais em meio ao contexto de insegurança alimentar em Pernambuco". As lideranças comunitárias convidadas devem fazer uma abordagem sobre "Insegurança alimentar e escutas comunitárias: relatos de experiências em Pernambuco".


Como encerramento, duas atividades estão programadas para o final da tarde: o lançamento da "Cartilha Direitos em Movimento: o direito à consulta livre, prévia, informada e de boa-fé", produzida pela UPE e CAO Cidadania (MPPE) e a leitura poética do livro "Mina Kilombo, da quilombola de Rio Formoso (PE), Mônica Santos.


Na quarta-feira (13), o Teatro do Parque, localizado no bairro da Boa Vista, área central, recebe a apresentação teatral do Projeto “Griô: falando da história do Brasil e da África nas escolas", com o Grupo Consuart. O projeto, capitaneado pelo CAO Educação e GT Racismo do MPPE, visa proporcionar uma perspectiva do ensino da história e cultura africanas como elemento formador da identidade brasileira.


O público do evento é exclusivamente formado por alunos e professores das escolas públicas convidadas e integrantes do MPPE. Os integrantes do MPPE que quiserem acompanhar a apresentação devem se inscrever através da plataforma oficial do órgão.


O encerramento da Semana do MPPE 2023 acontece na quinta-feira (14), na Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), localizada na Ilha Joana Bezerra, área central. Às 16h, ocorre a cerimônia de entrega das Medalhas Roberto Lyra e homenagens por Tempo de Serviço para integrantes do MPPE e homenageados. Na sequência, apresentação musical da Escola de Referência – EREM Emídio Cavalcanti de Albuquerque.



FONTE: FOLHAPE.COM.BR.



Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2026
Desenvolvido por RODRIGOTI