Publicada em 01/12/2015 às 11h33.
Mulher de 34 anos sofre AVC causado por anticoncepcionais
Ela ficou 81 dias na UTI e tem feito fisioterapia para recuperar movimentos

Desde que teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no início do ano, a educadora física Renata Rangel, de 34 anos, tem passado por sessões diárias de fisioterapia para tentar se recuperar. Ela perdeu a fala e parte do movimento dos braços e pernas. A suspeita é de que o AVC tenha sido causado pelo uso de anticoncepcionais.


Rodrigo Bobrov, marido de Renata, conta que os primeiros sinais do AVC surgiram com dores no braço no dia em que o casal teria uma reunião de família. De acordo com Bobrov, ela começou a sentir mal e foi levada para o hospital.


— Chegando no hospital fizeram uma tomografia nela. Não sabiam até então que era um AVC. Disseram que era uma crise nervosa que estava tendo.


O AVC só foi diagnosticado no dia seguinte. Renata mantinha uma rotina saudável. Não fumava ou bebia bebidas alcoólicas e corria diariamente 15 quilômetros. O modo de vida de Renata fez com que os médicos suspeitassem que o AVC tenha sido causado pelo uso de anticoncepcionais.


Rodrigo diz que essa hipótese foi levantada informalmente pelos médicos que acompanham o caso. Ele diz que um mês antes do acidente, a esposa substituiu o medicamento que tomava por um genérico. Como ela começou a se sentir mal, decidiu voltar a tomar o remédio anterior. Foi nesse período que aconteceu o AVC.  


A ginecologista Lizandra Moura explica que além do AVC, o medicamento também pode causar trombose. No entanto, a médica afirma que o uso do anticoncepcional é seguro e que o risco de um AVC pelo uso do contraceptivo é de 2 a 4 para cada 10 mil casos.  


Mesmo assim, o mais recomendável é sempre ter acompanhamento médico e só usar medicamentos receitados por um profissional.


— O melhor é procurar sempre a orientação de um profissional de saúde e evitar o uso indiscriminado ou que não tenha passado por um serviço.  


Ação beneficente

O tratamento de Renata tem o custo mensal de R$ 7 mil e para ajudar com as despesas, os amigos da família organizaram uma partida beneficente de futebol de salão.


O jogo terá a participação de jogadores da seleção brasileira e o ingresso vai custar R$ 20. A partida será realizada no dia 18 de dezembro e todo o dinheiro arrecadado será destinado para o tratamento de Renata.

 

R7

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI