Publicada em 05/05/2024 às 21h22.
Pernambuco tem 90 crianças e bebês na fila de espera por leitos de UTIs pediátricas e neonatais
Os números foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na última sexta-feira (3)

Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e neonatal / Foto: CBN Recife.


Pernambuco tem 81 crianças e 17 bebês na espera por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e neonatal. Os números foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta sexta-feira (3).


No último dia 26 de abril, o governo do estado decretou situação de emergência devido à superlotação nas unidades de saúde, causada pelo aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo a SES, 140 leitos foram abertos em todo o estado desde o ano passado, e há perspectiva para que haja ampliação ao longo de 2024.


Cuidados


Neste período de sazonalidade da doença, a SES alerta para cuidados básicos com as crianças. Entre as medidas de prevenção, destacam-se a atualização da caderneta de vacinação, a higienização das mãos com água e sabão e a lavagem do nariz. Além disso, crianças com quadros gripais não devem ir à escola ou a locais com aglomeração.


Segundo a secretária estadual de saúde Zilda Cavalcanti, é importante seguir regras básicas para auxiliar na diminuição do ritmo de contaminação e na atenuação da pressão nos hospitais.


“Neste momento, temos que reforçar a proteção das nossas crianças, especialmente as menores de dois anos. Entendendo que o cuidado com a prevenção deve ser enorme, porque o número de casos é muito grande para capacidade do sistema de saúde público e privado. Sempre é importante reforçar os cuidados com a prevenção”, alertou.



FONTE: CBN RECIFE.

Os comentários abaixo não representam a opinião do Portal Nova Mais. A responsabilidade é do autor da mensagem.
TODOS OS COMENTÁRIOS (0)



Login pelo facebook
Postar
 
Curiosidades
Policia
Pernambuco
Fofoca
Política
Esportes
Brasil e Mundo
Tecnologia
 
Nova + © 2024
Desenvolvido por RODRIGOTI