Imagem meramente ilustrativa / Foto: Divulgação.
Pernambuco firmou uma parceria com o Instituto Liberta para promoção de ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Em parceria com a gestão estadual, o Instituto deve elaborar estratégias e prestar consultoria para o enfrentamento a esse tipo de crime.
Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), de janeiro a abril de 2024, foram registradas 641 ocorrências de crime contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos em Pernambuco. Em comparação com o ano passado, no mesmo período, houve uma diminuição de 19% (769 casos). Os números de maio serão divulgados apenas no próximo mês.
A governadora Raquel Lyra destacou a importância da iniciativa.
“Eu queria anunciar para vocês do nosso trabalho estratégico para o enfrentamento desse tipo de violência. Os números são alarmantes, infelizmente, mas a gente está aqui para ajudar a mudar essa história", afirmou.
O Instituto Liberta atua na temática da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil há 7 anos, por meio de campanhas, filmes e apoio à pesquisa.
O que Pernambuco tem feito
Em nota encaminhada a esta reportagem, a Secretaria da Criança e Juventude (SCJ-PE) informa que atua na elaboração e implementação do Plano Estadual Decenal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, construído por uma comissão para esse fim. Com o Plano Estadual, será possível viabilizar a realização de campanhas de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, impulsionando mudanças na lei e na sociedade.
FONTE: CBN RECIFE.